Polícia
Falso advogado: golpe cresce em MS e usa nomes reais de profissionais da advocacia
Criminosos se passam por profissionais da advocacia ou por funcionários de escritórios jurídicos para enganar vítimas e obter dinheiro de forma fraudulenta
Um golpe que tem se tornado cada vez mais comum em MS é o do falso advogado. Criminosos se passam por profissionais da advocacia ou por funcionários de escritórios jurídicos para enganar vítimas e obter dinheiro de forma fraudulenta.
Para aplicar o golpe, os criminosos entram em contato com as vítimas por WhatsApp, e-mail ou telefone, utilizando nomes reais de advogados e logotipos de escritórios. A promessa mais frequente é a liberação de valores em processos judiciais, mas, para isso, exigem que a vítima faça pagamentos via PIX.
Segundo o advogado Márcio Sandim, essa prática criminosa tem atingido profissionais em todo o país e, em especial, o Mato Grosso do Sul. “Há uma onda de golpes atingindo advogados praticamente em todo o país e nossa cidade e nosso estado também estão sendo alvo constantemente. A OAB já tomou algumas providências, e cada advogado, efetivamente, tem que tomar as suas providências”, afirmou.
Ele ressalta que muitos criminosos utilizam o prestígio de advogados conhecidos para dar credibilidade à fraude. “Geralmente usam nomes de profissionais conceituados na cidade justamente para tentar aplicar o golpe”, alertou.
Sandim explicou que tem feito alertas frequentes em redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp, além de adotar medidas para proteger clientes e terceiros. De acordo com ele, é fundamental que os escritórios usem seus canais oficiais de comunicação para informar sobre o golpe.
“Eu faço alerta em stories de Instagram, Facebook, no próprio stories de WhatsApp, comercial e particular. Também há a possibilidade de os colegas advogados fazerem um registro de ocorrência policial, até para se respaldar em algum eventual prejuízo de cliente”, disse.
O advogado ainda destacou a importância da atuação conjunta para enfrentar o problema. Segundo ele, a categoria tem colaborado com a polícia e com a OAB para divulgar informações e reduzir o impacto das fraudes.
“Nós temos incessantemente contribuído com a polícia e com a OAB, buscando formas de divulgar o golpe. Fazendo cada um a sua parte, acredito que podemos minimizar esse impacto negativo”, completou.
Como se proteger
A população deve ficar atenta a sinais de alerta, como a solicitação de pagamentos sem aviso prévio, pressa ou urgência na transferência dos valores e contatos realizados por meios não oficiais.
Caso receba esse tipo de abordagem, a recomendação é não realizar nenhum pagamento sem confirmar a veracidade da informação; verificar a identidade do advogado no site da OAB nacional (https://cna.oab.org.br) e entrar em contato diretamente com o escritório citado.
Se a tentativa de golpe for identificada, a vítima deve interromper o contato imediatamente; guardar todas as provas, como prints, áudios e comprovantes de pagamento; registrar boletim de ocorrência, presencialmente ou pela Delegacia Virtual de MS (https://delegaciavirtual.ms.gov.br).
A recorrência é tão grande que a OAB-MS possui um canal exclusivo para denúncias do golpe do falso advogado.
Midiamax