CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Polícia

Durante operação no Pantanal, policial leva tiro e três morrem em confronto

Trio vinha sendo perseguido por equipe do Bope desde a segunda-feira passada

2 MAI 2023Por Redação/PL 07h:10

Depois de sete dias de perseguição no Pantanal, trio de suspeitos que estava com uma caminhonete e uma SUV furtadas terminaram mortos durante operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

A primeira abordagem foi na segunda-feira (24) passada, quando um dos homens morreu. Nessa sexta (28), outro suspeito foi localizado e faleceu após troca de tiros. O último homem que era procurado entrou em confronto com policiais no domingo (30) e também foi morto.

Eles são suspeitos de integrarem quadrilha que atua na travessia ilegal de veículos roubados e furtados no Brasil para a Bolívia.

Nesse último confronto, ocorrido no domingo, um policial chegou a ser atingido por uma bala. O projétil atingiu o colete e não transfixou o equipamento.

Os homens que morreram foram Christian Bastos de Oliveira, 27 anos, na madrugada de terça-feira (25); na sexta-feira (28) foi Gian Carlos Amarillo do Nascimento, 29 anos; e neste domingo, João Paulo do Nascimento Ferreira, 25 anos.

A operação do Bope foi realizada na região da Nhecolândia, no Pantanal, em áreas diferentes. Nessa área, neste sábado, ocorreu um leilão que reuniu dezenas de produtores rurais e movimentou alto volume financeiro.

Os três suspeitos estavam com uma caminhonete e uma SUV que ficaram atoladas na segunda-feira. Como a região onde estavam fica distante de Corumbá, município mais próximo, e é de difícil acesso, trabalhadores que avistaram o trio suspeitaram da presença deles e avisaram as autoridades.

Uma equipe do Bope foi informada do caso e se deslocou para o Pantanal para averiguar a situação. O primeiro confronto dos policiais com os suspeitos ocorreu ainda na segunda-feira (24).

Houve troca de tiros e dois homens fugiram, enquanto Christian Bastos foi baleado. Ele morreu a caminho de Corumbá, quando era levado para receber atendimento médico. 

Com a fuga de dois suspeitos, os policiais permaneceram com rondas na região e encontraram o outro suspeito na sexta-feira (28).

Gian do Nascimento foi morto após ser baleado em outro confronto com os policiais militares.

No dia 29, houve forte esquema de policiamento em área que concentrava produtores rurais, porém o terceiro suspeito não chegou a ser localizado.

A operação prosseguiu e no domingo o terceiro suspeito foi encontrado perto da fazenda Novo Horizonte, onde o leilão ocorreu.

João Paulo do Nascimento resistiu à abordagem e também foi alvejado. Ele estava com uma pistola .380, que acabou apreendida.

Todas as armas que estavam com os suspeitos foram apreendidas, bem como os dois veículos que eles conduziam. Conforme apurado, as armas foram encaminhadas para perícia de balística.

Os homens viviam em Corumbá e ao menos Christian e Gian já tinham passagens policiais, de acordo com as autoridades que atuam na Capital do Pantanal.

As mortes deles foram registradas em boletins de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá.

Na última semana, além do Bope, a Polícia Civil também desencadeou ação contra criminosos que atuam na travessia de veículos ilegais. 

Rodolfo César, de Corumbá/Correio do Estado

square banner

Leia Também