Polícia
Carcaças de onças-pardas abatidas são encontradas em fazenda de MS
Carcaças de duas onças-pardas (Puma concolor) foram encontradas pela Polícia Militar Ambiental em uma fazenda de Camapuã, cidade a 140 quilômetros de Campo Grande, nesta quinta-feira (24). Os policiais foram ao local após denúncia anônima de pratica de caça ilegal na região.
De acordo com a PMA, durante diligência nas proximidades da fazenda, a guarnição abordou um homem de 37 anos, que transitava em uma caminhonete. Naquele momento, ainda não tinham sido localizados indícios concretos do abate dos animais silvestres.
Ainda conforme a polícia, com a fiscalização no interior da fazenda em questão, foram encontradas as duas carcaças de onças-pardas, caracterizando i crime ambiental. O gerente da propriedade disse à polícia que o homem de 37 anos estava praticando atividade de caça na região.
Em entrevista, ele disse ser CAC (Colecionador, Atirador e Caçador), e que possuía autorização para manejo de javali em uma fazenda vizinha, porém, não possuía autorização válida para a fazenda onde as carcaças foram encontradas.
No momento da abordagem, ele portava um revólver, calibre .357. Após verificação, foi constatado que a arma estava em situação regular. Ainda segundo a PMA, não foram identificados elementos robustos ou provas suficientes que ligassem diretamente o suspeito ao abate dos animais encontrados. Mesmo assim, ele foi apresentado na delegacia com a arma que estava e depois foi liberado.
O caso foi registrado como praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres domésticos, nativos ou exóticos, se ocorre morte do animal.
Em nota, o Governo do Estado informou que o caso não possui qualquer relação com o episódio recente envolvendo uma onça-pintada no Pantanal, que foi capturada e está no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.
Midiamax