Meio ambiente
Inédito: pé de pequi gigante é transplantado para novo lugar em MS
Árvore tem cerca de 8 metros e mais de 20 anos de história, em Três Lagoas (MS)
Imponente e símbolo do Cerrado brasileiro. Um pé de pequi gigante e histórico será transplantado para um novo lugar em Três Lagoas (MS) nesta segunda-feira (24).
O procedimento inédito ocorrerá por causa da construção necessária de um sistema de drenagem no local onde a árvore cresceu ao longo dos últimos 20 anos. Com aproximadamente 8 metros, a árvore passará pelo transplante devido à importância para a cidade e para a conservação ambiental local.
“Como não há outro local disponível para a obra, a alternativa encontrada foi tentar preservar o pequi, uma árvore símbolo do Cerrado e de grande importância ambiental e cultural para a região”.
Os desafios do transplante do pé de pequi
Pela primeira vez, o procedimento será realizado por equipes específicas da Prefeitura de Três Lagoas. O transplante exige um planejamento meticuloso e cuidadoso.
Para aumentar as chances de sucesso, uma equipe da prefeitura já escavou o solo ao redor da árvore, preservando um grande torrão de terra com suas raízes.
Com maquinário específico, equipes vão, cuidadosamente, remover e transportar a árvore para um novo local adequado. Após o replantio, o pé de pequi será acompanhado para garantir a adaptação, recebendo irrigação e monitoramento frequente.
Em nota, a Prefeitura de Três Lagoas explica que o pequizeiro não é uma árvore que responde bem a transplantes, devido à profundidade das raízes.
Primeira Página