CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
13 de junho de 2024
Coxim
24ºC

Meio Ambiente

Coxim e mais seis cidades de MS estão entre as 20 mais secas do País

As condições meteorológicas previstas tornam o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios

9 JUN 2024Por Redação/EC08h:06

Sete cidades de Mato Grosso do Sul ficaram nesta sexta-feira (7) entre os 20 municípios mais secos do País com umidade relativa do ar abaixo dos 25%, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Aquidauana ficou em 5º lugar com 23% e, na sequência, Porto Murtinho com o mesmo índice. Também aparecem na lista Três Lagoas, Coxim, Jardim, Nhumirim (região de Corumbá) e Sonora com índices de 24%. Cruz das Almas, na Bahia, lidera o ranking com 18%.

Por mais um dia, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou em alerta 72 dos 79 municípios do Estado com baixa umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Há risco de incêndios florestais e à saúde. O índice recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 60%.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação de uma alta pressão atmosférica favorece o tempo mais quente e seco. Por causa da presença do ar seco, são esperadas altas amplitudes térmicas (diferença entre temperatura máxima e a mínima) podendo atingir até 20°C de variação no mesmo dia. É recomendado que a população não coloque fogo em área de vegetação. 
 
CGNews

M9

Leia Também