assembleia
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de junho de 2026
Coxim
24ºC

Geral

'Misantropi4': celulares em MS disparam alerta de risco extremo após invasão no sistema da Defesa Civil

Mensagem enviada na madrugada deste sábado (20) levava a palavra 'misantropia', que significa ódio à humanidade

20 JUN 2026Por Redação/EC08h:05

Muita gente se assustou ao receber um alerta extremo na madrugada deste sábado (20). A mensagem, enviada pela Defesa Civil como se fosse um aviso sobre condições climáticas, levava a palavra “misantropia” — que significa ódio à humanidade. A suspeita é de que se trata de um ataque hacker, o que levou à retirada da plataforma da Defesa Civil do ar.

O alerta extremo foi emitido em nome da Defesa Civil, porém não foi enviado pelo órgão oficial e não apresentava informações sobre chuvas, temporais, alagamentos ou qualquer outra situação de risco relacionada ao clima ou a fenômenos naturais.

A Defesa Civil Nacional publicou uma nota informando que a plataforma de envio oficial foi tirada do ar à 1h30 após ter sofrido uma invasão e disparado o falso alerta para diversas regiões do país.

Há relatos de que, além de Mato Grosso do Sul, as mensagens tenham sido enviadas para a população da Bahia, do Pará, do Paraná, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

As mensagens chegaram por meio do sistema Cell Broadcast, usado para o envio de alertas emergenciais diretamente aos celulares. O sistema de alerta ainda pode estar sofrendo ataques.

Em nota, a Defesa Civil informou que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional acionará a Polícia Federal. O órgão tomará as providências para religar o sistema o mais rapidamente possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas. O caso é investigado.

Midiamax

Mama

Leia Também