Geral
Com 6,8 mil bolsas em MS, Prouni abre inscrições nesta segunda-feira
Começam nesta segunda-feira (26) e seguem até a quinta-feira (29) as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos). Em Mato Grosso do Sul, o MEC (Ministério da Educação) disponibiliza mais de 6,8 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior.
Do total ofertado no Estado, 3.230 bolsas são integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e 3.591 são parciais, com desconto de 50%. Campo Grande lidera a oferta, com 4.545 bolsas. Na Capital, são 1.945 integrais e 2.600 parciais, o que concentra a maior parte das vagas disponíveis em MS.
Entre os cursos, Administração aparece como o que mais oferece bolsas no Estado, com 683 no total. Em seguida, Ciências Contábeis, com 512 bolsas; e Investigação e Perícia Criminal, que soma 475 oportunidades. Também estão entre os cursos com maior número de vagas: Criminologia, Gastronomia, Engenharia de Software, Fotografia, Logística, Relações Internacionais e Ciência da Computação.
Regras
Para se inscrever no processo seletivo do Prouni referente ao primeiro semestre de 2026, é necessário que o candidato tenha completado o ensino médio, participado de edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 e/ou 2025, obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame e não tenha zerado a prova da redação.
O edital veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro; ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção no processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.
Os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:
-ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
-ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;
-ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
-ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação; ou
-ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de Licenciatura e Pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
O candidato deverá optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas. No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo.
Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 3 salários mínimos. Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública que concorrerão às vagas de Licenciatura e Pedagogia.
Inscrição
As inscrições para o Prouni são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O resultado será divulgado em duas chamadas: a primeira no dia 3 de fevereiro e a segunda em 2 de março. O edital do processo seletivo foi publicado pelo MEC em 8 de janeiro.



Inteligência Artificial
Geral
Geral
Geral
Geral
Geral