Geral
Cobra 'pega carona' em capô de ambulância e surpreende socorristas durante resgate em MS
Animal foi encontrado por socorristas enquanto retornavam de atendimento no distrito de Anhanduí; cobra foi devolvida à mata sem ferimentos.
Uma dupla de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teve um encontro inesperado na tarde de terça-feira (21), em Campo Grande (MS). Uma cobra surgiu no capô da ambulância enquanto os profissionais retornavam de uma ocorrência no distrito de Anhanduí, a 60 km da capital.
Nas imagens registradas, é possível ver o animal sobre o capô, com a cabeça voltada para o para-brisa, “observando” os ocupantes do veículo em movimento.
De acordo com o biólogo Henrique Abrahão Charles, trata-se de uma cobra-cipó (Philodryas mattogrossensis), espécie comum em áreas de vegetação.
Ao g1, o enfermeiro Marnon Augusto de Jesus relatou que ele e o condutor-socorrista, David Campos Real, haviam atendido um acidente de motocicleta na zona rural da região. Após encaminharem a vítima para a Santa Casa de Campo Grande, a dupla seguia de volta à base pela BR-163 quando percebeu a presença da cobra, posicionada bem à frente do para-brisa.
"A gente estava olhando pra estrada e, de repente, ela apareceu com a cabeça. Aí fomos indo, né? Ela entrou de novo no motor e continuou a viagem. Depois a gente parou, e o colega tirou ela com um galho e levou de volta pra mata", contou o enfermeiro.
Segundo Marnon, a cobra provavelmente entrou no compartimento do motor durante a parada para atendimento da ocorrência. "Quando nós paramos na mata, ela entrou no capô e ficou por lá, no quentinho do motor. Acho que no retorno, com o barulho da cidade, ela saiu", explicou.
O profissional afirmou que foi a primeira vez que presenciou algo do tipo. O maior receio era que a cobra conseguisse acessar o interior do veículo.
"Foi um susto. A gente ficou com medo porque ela sumiu dentro do capô. Eu só disse: 'vamos parar, senão ela vai entrar na nossa perna'. Coisas inusitadas que acontecem nas ocorrências", relatou.
Apesar do susto, David conseguiu remover a cobra com um galho e soltou o animal na mata, sem ferimentos.
Orientações da PMA
A Polícia Militar Ambiental (PMA) orienta que, ao se deparar com cobras ou outros animais silvestres ou peçonhentos, é fundamental manter distância e evitar qualquer tentativa de captura.
A aproximação pode estressar o animal, aumentando o risco de um ataque. A recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e manter o local seguro até a chegada da equipe especializada.
g1 MS