Brasil
Anvisa proíbe substâncias utilizadas em produtos de unhas de gel
Órgão não proibiu o uso de unhas de gel, apenas de produtos que contenham as substâncias
Substâncias químicas utilizadas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, foram proibidos de serem usados no Brasil. A medida foi aprovada na última quarta-feira (29), em uma regulação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Uma das substâncias proibidas, compõe a lista de ingredientes de produtos usados para fazer unhas em gel e esmaltação em gel.
De acordo com o comunicado, as substâncias elevam o risco de câncer e problemas reprodutivos. O órgão afirma que a medida visa proteger a saúde dos brasileiros, principalmente de profissionais que trabalham com esses produtos.
Substâncias proibidas
TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina] – classificado como tóxico para a reprodução, podendo prejudicar a fertilidade
DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA) – classificado como uma substância que pode causar câncer em humanos.
Esses ingredientes podem estar presentes em produtos usados para fazer unhas artificiais em gel ou esmaltes em gel, que precisam ser expostos à luz ultravioleta (UV) ou LED.
Quais são os prazos?
A resolução estabelece regras claras para a retirada desses produtos do mercado:
Imediatamente: a partir da publicação da norma, fica proibida a fabricação, a importação e a concessão de novos registros ou notificações para produtos que contenham TPO ou DMPT.
Prazo para o comércio: as empresas e estabelecimentos têm 90 dias para parar de vender (comercializar) ou utilizar os produtos que já estão no mercado.
Após 90 dias: passado esse prazo, todos os registros e notificações desses produtos serão cancelados pela Anvisa. As empresas responsáveis deverão realizar o recolhimento daqueles que ainda estiverem em lojas e distribuidoras.
A medida impede que produtos considerados inseguros em outros países sejam comercializados no Brasil.
Midiamax




Geral
Geral
Internet invadida pelas mentiras
Geral
Geral
Geral