CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de maio de 2024
Coxim
24ºC

Estado MS

Vereadora Lucia da AAVC parabeniza os trabalhadores e as trabalhadoras pelo Dia do Trabalhador

1 MAI 2018Por Valdeir Simão09h:15

A comemoração de mais um Dia do Trabalhador neste 1º de maio, tem um significado especial para a vereadora Lucia da AAVC (PR), pelo seu reconhecimento e participação ativa e diária na vida da grande massa trabalhadora de coxinenses e sul-mato-grossenses. 

A vereadora ressalta que a superação da crise, o progresso e desenvolvimento do nosso país só está sendo possível graças ao trabalho e empenho de homens e mulheres, do campo e da cidade, em todos os níveis, de todas as idades, com suas habilidades, escolaridade, cor, credo e a fé de que o trabalho significa não só para cada de nós, mas para nossas famílias e a comunidade como um todo.

“Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras que, faça chuva ou faça sol, se levantam diariamente em busca do pão de cada dia e de um futuro melhor! Feliz Dia do Trabalho!”, disse a vereadora Lucia da AAVC.

História do Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhador, é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização.

Vereadora Lucia da AAVC Foto: Valdeir Simão

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais.

No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em 26 de setembro de 1924 que esta data se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes. Neste decreto, Arthur Bernardes estabeleceu a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.

Porém, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de "Dia do Trabalhador".

Fonte: Sua pesquisa.com

Por: Valdeir Simão

M9

Leia Também