CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

UFMS: Campus de Coxim participa do III Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa do Centro Oeste 2019

1 OUT 2019Por Redação07h:35

Uma grande comitiva composta por técnicos e acadêmicos dos cursos de enfermagem, história e sistemas de informação participaram, entre os dias 23 e 26 de setembro, do III Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa do Centro Oeste 2019 (III ERABED) no Complexo Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Os ERABEDs são encontros regionais em parceria com as principais universidades do país

O evento de cunho científico, visa fomentar a pesquisa e ampliar o envolvimento da sociedade brasileira nos assuntos de Defesa Nacional. Os acadêmicos têm a oportunidade de participar, junto com os profissionais civis e militares, de palestras e debates.

Abertura do evento

O evento teve início às 19 horas do dia (23/09) com uma apresentação de violão clássico pelo professor Dr. Marcelo Fernandes Pereira (Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Esportes da UFMS). Logo após, a mesa foi composta pelas seguintes autoridades:

Apresentação de violão clássico Foto: Reprodução

Prof. Dr. Marcelo Turine (Reitor da UFMS); Prof. Dr. Marcelo Fernandes Pereira (PROECE UFMS); Prof. Dr. Samuel de Jesus (Coordenador Geral do III ERABED / Campus de Coxim); Profa. Dra. Eliene Dias de Oliveira (Diretora do Campus de Coxim); Prof. Dr. Alcides Vaz (Presidente da ABED); acompanhados dos representantes da OAB, do Comando Militar do Oeste, da Universidade Federal da Grande Dourados, do Fórum de Defesa do Centro Oeste e do Instituto Pandiá Calogeras.

A conferência de abertura ficou a cargo do Prof. Dr. Pio Penna Filho (UnB)

Composição da mesa de abertura do III ERABED Foto: Reprodução

No dia seguinte, às 9 horas, teve início aos painéis de iniciação científica, coordenado pelo professor Samuel de Jesus:

- A Defesa da Democracia e as Operações de Paz da ONU, apresentado pela acadêmica de direito da cidade universitária, Ádria Saviano Fabricio da Silva.

O coordenador geral do evento, Prof. Samuel, assiste a apresentação da acadêmica de direito da UFMS, Ádria Saviano Foto: Reprodução

- A questão do emprego do enfermeiro no Serviço de Saúde das Forças Armadas, apresentado pelo acadêmico de enfermagem do Campus de Coxim, Paulo Ricardo Trussardi Maia.

Acadêmico de enfermagem do Campus de Coxim, Paulo Ricardo, debate sobre o enfermeiro nas Forças Armadas Foto: Reprodução

- Fronteira protegida? O Sistema de Monitoramento de Fronteira/SISFRON, apresentado pela acadêmica de história do Campus de Coxim, Ângela Pessôa Gomes Corrêa.

Na sequência, aconteceram os demais simpósios temáticos e minicursos. No período da tarde era a vez das mesas coordenadas e do fórum.

ABED

A Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) é uma associação de caráter científico cuja finalidade é congregar pesquisadores que desenvolvam estudos e pesquisas sobre defesa nacional, segurança nacional e internacional, guerra e paz, relações entre forças armadas e sociedade, ciência e tecnologia no âmbito da defesa nacional e questões militares em geral, assim como demais assuntos de natureza estratégica, visando promover o desenvolvimento da área, o intercâmbio de ideias, o debate de problemas pertinentes a esse campo de conhecimento e o resguardo de interesses comuns.

A ABED foi criada em 27 de outubro de 2005, por ocasião da reunião do Grupo de Trabalho "Forças Armadas, Estado e Sociedade" no encontro nacional da Associação Nacional de Pós-Graduações em Ciências Sociais (ANPOCS), em Caxambu/MG 

A associação foi fundada por pesquisadores e estudiosos pertencentes a importantes e variadas instituições de pesquisa e ensino em todo o país. A iniciativa resultou do reconhecimento de que a área, com presença marcante no cenário acadêmico dos principais países do mundo, havia adquirido lugar expressivo no Brasil. Precisava, assim, de uma entidade capaz de reunir a comunidade e vocalizar seus interesses e objetivos comuns frente ao Estado e à sociedade.

Apoio

A delegação do Campus Coxim superou as expectativas, principalmente, com o engajamento dos alunos de enfermagem, mas o micro-ônibus do campus não comportava todo o efetivo inscrito no evento, a solução foi pedir apoio ao “Braço Forte, Mão Amiga”.  

Através de um ofício expedido pela diretora do Campus de Coxim, Dr. Eliene Dias de Oliveira, o comandante do 47º Batalhão de Infantaria, Tenente-Coronel Jose Giron Sobrinho Neto, após analisar a solicitação, viabilizou um ônibus rodoviário da sua unidade militar, para auxiliar no transporte dos acadêmicos ao evento em Campo Grande/MS.

Mais informações sobre o evento, palestras e fotos podem ser acessados pelo facebook do III ERABED clicando aqui.

Veja abaixo, mais fotos do evento (Fotos: Reprodução):

 
Mamma dentro

Leia Também