CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

UFMS: Calouros serão recebidos na segunda-feira (18)

15 FEV 2019Por Paulo Ricardo08h:01

Na próxima segunda-feira (18), aproximadamente cinco mil alunos ingressarão nos dez campus da UFMS, distribuídos em 116 cursos oferecidos pela Instituição. Para dar início a esta nova etapa na vida dos alunos, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) organiza a Recepção aos Calouros.

A recepção Institucional será realizada em todos os campus da Universidade, com informações importantes para os calouros, porém, cada unidade está responsável por elaborar atividades extras, possibilitando uma acolhida personalizada.

A Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri, comenta sobre a expectativa da Universidade em receber os novos alunos além da importância do evento. “A recepção serve para acolher e receber os estudantes que chegam à nossa Universidade. A ideia é que eles possam conhecer um pouco da Instituição, o grupo que compõe a gestão da Universidade, os coordenadores, professores e seus colegas. Estamos organizando há quatro meses a recepção que contará com várias surpresas. Tudo está sendo cuidado com bastante carinho”.

Em todos os campus, os alunos serão acolhidos pela Universidade e por todo o corpo que a compõe, como grupos e entidades estudantis. O objetivo é mostrar informações necessárias e úteis para este novo ciclo, além da orientação sobre os diversos assuntos estudantis. No dia, os calouros receberão também um kit com camiseta e caneca.

Na Cidade Universitária, a organização conta com a parceira das Atléticas, Baterias, Empresas Juniores e Centros Acadêmicos. Além das surpresas já programadas, os novos alunos poderão participar de trotes solidários. O Centro Acadêmico do curso de Direito (Cajef) organiza pelo terceiro ano consecutivo o corte e doação de cabelo. A ação é aberta a todos os calouros presentes e será realizada no dia (19), no próprio Teatro Glauce Rocha, das 10h às 13h e das 19h às 22h.

O Presidente do Cajef, Pedro Dias Marques, conta para onde será destinado a doação. “As mechas serão recolhidas para o Projeto Social da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, que é responsável pela confecção de perucas para as mulheres em tratamento no hospital”.

No Campus de Ponta Porã, os calouros participarão de atividades culturais e recreativas com a parceria da Atlética e do Diretório Acadêmico Unificado, além de palestra e a apresentação dos projetos existentes.

Em Chapadão do Sul, os novos alunos terão um momento de Roda de Conversa com seus veteranos e participarão do trote solidário e plantio de árvores.

Já em Naviraí, a semana será agitada com karaokê, show de talentos, zumba, caça ao tesouro, torta na cara, corrida de saco e show de encerramento.

Fonte: UFMS - Gustavo Zampieri (Estagiário de Jornalismo)

Campus de Coxim

A recepção de boas-vindas, acontecerá no auditório da UFMS-CPCX às 7h30, com a presença da diretora do campus, professores, técnicos, veteranos e o Centro Acadêmico de Enfermagem.

Na sequência, vai acontecer a inauguração da geladeira solidária, apresentação da cozinha acadêmica e do projeto “circulendo” que são livros e revistas em estandes no pátio do campus.  Antes do almoço, os calouros poderão participar de uma aula de dança, ministrada por um acadêmico do Curso de Enfermagem.

Além dos coffe break da manhã e da tarde, vai ser servido um carreteiro pantaneiro no almoço

Após o almoço, os egressos vão conhecer as atividades desenvolvidas pela secretaria Acadêmica e de Apoio para Assuntos Estudantis, assim como, participar da visita guiada pelos setores da universidade e da roda de conversa com a psicóloga e veteranos.

Para fechar com chave de ouro a recepção dos calouros de enfermagem, vai acontecer o “Trote solidário” que será o plantio de mudas de árvores pelo campus.

A noite também tem recepção para os egressos de Letras e Sistemas de Informação a partir das 19h.

Foto: Divulgação / UFMS
Mamma dentro

Leia Também