CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

Temporais começam: chuva de granizo e nuvem de poeira atingem cidades do interior

23 OUT 2021Por Redação/EC13h:10

Conforme previsto pela climatologia, temporais já atingem cidades do interior de Mato Grosso do Sul na manhã deste sábado (23).

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, ventos de 72km/h foram registrados no município de Aral Moreira.

Iguatemi (56 km/h), Itaquiraí (56 km/h), Naviraí (55,4km) também tiveram rajadas de vento neste sábado (23). Bonito registrou ventos de 53,71 km/h, com trovoadas e relâmpagos às 11h de hoje.

Bodoquena teve chuva de granizo nesta manhã. Os ventos no município atingiram 53 km/h.

Laguna Carapã registrou problemas estruturais e quedas de árvores após ventos de 79 km/h e nuvem de poeira. 

Naviraí teve nuvem de poeira. Com ventos de 65,16km/h, Dourados e Itaporã também registraram nuvens de poeira e areia.

O tempo deve começar a mudar em Campo Grande no início da noite deste sábado (23). 

A previsão é que haja volumes significativos de chuvas, raios, trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento superiores a 100km/h, de acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cleber Souza.

O Inmet emitiu alerta laranja para o sul, leste e centro de Mato Grosso do Sul, o que indica perigo. Os temporais continuam no domingo (24).

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, há risco de enchentes no domingo (24) em Campo Grande, com chances de alagamentos no bairros Vila Popular, Vila Progresso, Morenão, Parque dos Poderes, Carandá Bosque e Parque do Sóter.

"Sabendo desses locais, eu posso dizer que provavelmente terá uma situação muito grave de transbordamento. É uma previsão de evento, sério, grave e de consequências para a população", alertou. 

Orientações

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBBMS) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul orientam a população sul-mato-grossense sobre o o que deve ser feito em caso de chuvas fortes:

-Evitar sair de casa;

-Evitar se abrigar debaixo de árvore;

-Evitar estacionar o carro próximo a árvores, outdoors, postes de energia.

A Energisa aconselha que a população mantenha distância de fios caídos em calçadas e acione a concessionária imediatamente através dos números 0800 722 7272 e (67)99980-0698 ou pelo aplicativo Energisa On.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) emite recomendações durante temporais, chuvas intensas ou vendavais:

-Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;

-Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;

-Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio

Correio do Estado MS

Mamma dentro

Leia Também