Assembleia
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
10 de dezembro de 2024
Coxim
24ºC

Estado MS

Sonora: Prefeitura cancela festa de carnaval por causa de crise

22 FEV 2017Por Diário do Estado MS08h:38

A Prefeitura Municipal de Sonora, no norte do Estado de Mato Grosso do Sul, divulgou uma nota oficial cancelando a festa de carnaval realizada pela administração municipal. A principal razão apontada pelo prefeito do Município, Enelto Ramos da Silva, é a crise enfrentada e o alto gasto que a comemoração geraria, justificando o corte como forma de economia.

Ainda segundo a prefeitura, mesmo que a festa fosse simples, o gasto mínimo com contratação de atrações musicais, sonorização, agentes de segurança e serviço de limpeza seria entorno de R$ 150 mil reais. O texto ressalta que, “determinadas despesas devem ceder lugar àquelas consideradas urgentes, necessárias e prioritárias”.

O comunicado justifica que a decisão foi tomada por causa da “situação financeira do país e a baixa arrecadação do município”. A nota diz ainda que “a crise financeira, exige que os recursos públicos sejam gastos com critério”.

Segundo a administração, o caos econômico vivenciado em grande parte das prefeituras diminuiu os recursos para os vários setores. “A medida é contrária ao interesse do governo municipal, que apoia todas as manifestações culturais, mas é necessária para preservar o compromisso assumido com servidores públicos e garantir a execução de importantes obras”, comunicou Enelto, por meio de nota, frisando a motivação. 

“Tivemos que tomar uma decisão contrária à nossa vontade e pautada na responsabilidade de garantir dinheiro para pagamento da folha e andamento de várias ações em fase de conclusão”, defendeu o prefeito. Para o Executivo, o momento é de priorizar investimentos e, apesar de o Carnaval ser importante, é necessário assegurar a manutenção dos serviços essenciais. “Isso é preciso para que possamos prestar assistência ao desenvolvimento e darmos continuidade aos projetos sociais nos diversos departamentos”. 

Ao anunciar que optou por cancelar a festa popular, Enelto ainda assegurou que vai realizar diversas obras esperadas há tempos pela comunidade, como a reforma do posto de saúde central, reforma do ginásio de esporte, revitalizarão do balneário Pôr do Sol que vem recebendo muitas críticas da população pelo seu estado de abandono em que se encontra e por ser o principal ponto turístico.

Sobre a destinação de recursos, o prefeito enfatiza que “a nossa preocupação é, como sempre tivemos, com a Saúde e com a Educação e, emergencialmente, neste momento, voltamos nossos olhos também para a Infraestrutura Urbana, de modo a definirmos uma ação imediata para com a alocação de recursos eventualmente disponíveis para a recuperação do perímetro urbano, em suas ruas, estradas bastante danificadas por períodos prolongados de chuvas que impossibilitaram a manutenção que somente com um bom período de tempo seco, estamos conseguindo avançar”, disse o prefeito.

A administração municipal espera contar com a compreensão da população para esse delicado momento, que exige esforços, foco, transparência, muito trabalho e responsabilidade. 

 

M9

Leia Também