CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
10 de maio de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

No Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, TJ reforça canal para denúncias

Tribunal quer contribuir contra atitudes humilhantes, intimidatórias e constrangedoras repetidamente

2 MAI 2023Por Redação/EC16h:49

No “Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral”, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul anuncia reforço para maior atuação da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao problema, com um canal para acolhimento de trabalhadores que passam por essas situações. O primeiro passo foi um serviço para denúncias, pelo link https://sistemas.tjms.jus.br/sic/publico/denuncia.xhtml

Atitudes humilhantes, intimidatórias e constrangedoras que ocorrem repetidamente e de forma prolongada no ambiente de trabalho, geralmente por parte de supervisores, são consideradas assédio moral. "Esse tipo de conduta prejudica a saúde mental e física do trabalhador e afeta negativamente o ambiente de trabalho", adverte o TJ.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também disponibilizou a cartilha Assédio Moral, Sexual e Discriminação: Política de Prevenção e Enfrentamento no Âmbito do Poder Judiciário e dados da pesquisa nacional Assédio e Discriminação no Âmbito do Poder Judiciário para serem usados como material de base na luta contra essas práticas.

No âmbito do Poder Judiciário brasileiro, a Resolução n.º 351/2020 do CNJ estabeleceu a primeira semana de maio de cada ano como a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, durante a qual são promovidas campanhas e atividades para conscientizar a população sobre a importância de prevenir essas práticas.

O TJMS é parceiro nessa iniciativa e, desde março de 2021, instituiu a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação. Através do Provimento 521/2021, o tribunal oficializou o combate a todas as formas de assédio e discriminação no ambiente de trabalho, incluindo aqueles que ocorrem virtualmente, contra estagiários, aprendizes, prestadores de serviços, voluntários e outros colaboradores.

Em dezembro de 2021, a portaria n.º 2.209/2021 do TJMS estabeleceu um canal de comunicação vinculado à Presidência do Tribunal de Justiça para receber e tratar denúncias de irregularidades praticadas no âmbito do PJMS. O documento considerou explicitamente o assédio moral e sexual como atos irregulares, reforçando o compromisso do tribunal em combater essas práticas. 

Ângela Kempfer/campograndenews

square banner

Leia Também