Irregularidades em postos de combustíveis
MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025
Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para 2025 revelam que, até 24 de abril, 22 postos de combustíveis em Mato Grosso do Sul (MS) foram autuados por irregularidades no volume de combustível entregue aos consumidores.
No cenário nacional, quase um terço das fiscalizações da ANP (1.497 de 4.876 vistorias) detectou problemas no fornecimento de combustíveis. São Paulo lidera o ranking com 414 autuações, seguido por Minas Gerais (246) e Goiás (151).
Mato Grosso do Sul ocupa a 12ª posição no ranking de infrações, com 22 autuações em 88 fiscalizações realizadas no estado.
As irregularidades encontradas em todo o país incluem diferenças entre o volume informado e o efetivamente entregue, além da suspeita de fraudes eletrônicas que manipulam a medição. A ANP esclarece que a verificação da presença de chips nas bombas é de competência do Inmetro e órgãos delegados.
Em Mato Grosso do Sul, assim como em todo o Brasil, o consumidor tem o direito de exigir o teste da "medida-padrão de 20 litros" no posto para verificar a exatidão do volume. Os postos são obrigados a manter esse equipamento disponível e aferido pelo Inmetro.
Midiamax