Prefeitura
Assembleia
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
15 de julho de 2025
Coxim
24ºC

Estado MS

Justiça de MS mantém condenação de gerente de mercado que vendia carnes de abate clandestino

12 JAN 2021Por Emilly Constanci23h:00

A 3ª Câmara Criminal manteve, na terça-feira (12), a condenação do gerente de um supermercado de Mato Grosso do Sul, condenado a 2 anos de prisão, no semiaberto, por venda de pescado e carnes de abate clandestino.

No processo, a fiscalização do órgão estadual realizou uma vistoria no estabelecimento, quando encontrou no açougue e depósito carnes de origem animal sem registro adequado da Vigilância Sanitária.

Foram apreendidos cerca de 220,1 kg de pescado; 8,7 kg de pescado salgado; 22,2 kg de linguiça; 31,4 kg de carne de frango oriunda de abate clandestino; 3,5 kg de carne suína proveniente de abate clandestino e 58,4 kg de carne de ovino procedente de abate clandestino.

Todos os alimentos estavam acondicionados sem rótulo e identificação de origem. O funcionário disse, em depoimento extrajudicial, que o proprietário do local era responsável por comprar os produtos de produtores rurais.

Porém, a defesa do réu pediu a absolvição por falta de provas e a substituição da sentença por uma multa. A relatora do processo, Desa. Dileta Terezinha Souza Thomaz, ressaltou que foi notada a falta de inspeção e identificação na origem da carne que ficava exposta para venda.

“Ainda que o gerente tenha negociado a compra do pescado mediante nota fiscal, é latente que o recorrente, gerente do supermercado à época e encarregado da compra das carnes apreendidas, tinha plena ciência de seu estado irregular, mantendo parte em depósito para a venda e outra parte em exposição direta para a sua comercialização”, ressaltou em seu voto.

A desembargadora também explicou que o delito é considerado crime e gera perigo à saúde dos consumidores, mantendo a primeira condenação do réu.

Fonte: Midiamax - Karina Campos 

M9

Leia Também