CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

Instituições estimulam o uso da energia solar 

4 DEZ 2020Por Emilly Constanci07h:00

Uma parceria entre Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), visa incentivar o uso da energia fotovoltaica em propriedades rurais. 

Essas instituições trabalham juntas para capacitar técnicos da Agraer a respeito das vantagens desse tipo de energia, de modo a destacar sua praticidade e economia. 

O objetivo é que os especialistas incentivem agricultores e os demais interessados a adotarem essa energia limpa, e os conscientizarem a respeito de suas vantagens. 

O professor doutor Dejahyr Lopes Junior, diretor-geral do IFMS, expressa que a intenção é preparar esses profissionais para que levem as placas solares para os agriculturores familiares.  

“A tecnologia é viável economicamente e ajuda a solucionar problemas básicos como o bombeamento de água, irrigação, acionar cerca elétrica, câmaras de videomonitoramento, entre outros”. 

“O consumo de energia fotovoltaica, cada vez mais desperta o interesse no meio rural, devido ao maior uso de energia para geração de energia mecânica para as atividades produtivas”, afirma Fernando Nascimento, diretor-executivo da Agraer. 

“Estamos certos de que esse treinamento possibilitará aos nossos técnicos os conhecimentos necessários para orientar os produtores a tomarem a melhor decisão quanto investir, ou não, nesse sistema”, acrescenta. 

Vantagens da energia solar ou fotovoltaica 

- não polui 

- é limpa e sustentável 

- é renovável 

- fonte de energia gratuita 

- economia de até 90% na conta de luz 

Desvantagens da energia solar ou fotovoltaica  

- alto custo de instalação 

- não gera energia à noite 

Fonte: Correio do Estado MS - Naiara Camargo 

Mamma dentro

Leia Também