Publicidade
Marmoaria

Diário X

26 de outubro de 2020
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29º 23º
Coxim/MS
27º 22º
Campo Grande/MS
30º 17º
São Paulo/SP
26º 18º
Brasília/DF

Estado MS

Inmet alerta para tempestade com riscos de alagamentos e falta de energia em MS

15 OUT 2020Por Redação Emilly Constanci13h:30

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja – grau de perigo -, na manhã de quinta-feira (15) para tempestade, com riscos de alagamentos e falta de energia elétrica em Mato Grosso do Sul. O aviso começa às 12 horas, de acordo com o Instituto. Mais cedo, a reportagem do Jornal Midiamax já havia divulgado que a tempestade que caiu em algumas cidades de MS na quarta-feira (14), poderia se espalhar por praticamente todo o Estado nesta quinta.

De acordo com o Inmet, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos, entre 60 a 100 km/h, e queda de granizo. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, alerta o Instituto.

Junto ao alerta vem as orientações para que a população tome alguns cuidados com as chuvas fortes e rápidas, que vem acompanhadas de raios, granizo e ventania. Veja algumas delas:

Em caso de ventos fortes a orientação principal é não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda. No caso de chuvas fortes, não subir em telhados durante ou após a tempestade; evitar pontos de alagamentos ou enxurradas temporárias; no trânsito, buscar rotas alternativas ou lugar seguro para esperar a chuva passar; caso não seja possível dirija devagar, acenda o farol e mantenha distância dos veículos à sua frente.

Em caso de raios, evite locais abertos; não se abrigue embaixo de árvores; mantenha distância de cercas de metal; fique calçado; desligue eletroeletrônicos da tomada; não fique em pontos altos como morros ou topos de prédios; e não se abrigue embaixo de estruturas metálicas.

Para receber os alertas da Defesa Civil basta enviar um SMS para o número 40199 e colocar no corpo da mensagem o CEP da residência.

Fonte: Midiamax - Dayene Paz

Publicidade
.

Leia Também