CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
03 de outubro de 2024
Coxim
24ºC

Estado MS

Fazendeiro desvia córrego, explora madeira e cria peixe de forma irregular

3 ABR 2017Por Valdeir Simão e Youssef Nimer09h:07

Um fazendeiro foi multado em R$ 45 mil após policiais militares ambientais flagrarem diversas irregularidades na propriedade dele, como desmatamento de árvores protegidas por lei, em Perdro Gomes, no interior de Mato Grosso do Sul, na sexta-feira (31).

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o homem utilizou uma autorização que permitia a exploração das espécies jatobá, carvão-branco e ipê para derrubar 80 árvores de aroeira. A madeira retirada de forma irregular era transformadas em estacas para cerca e armazenadas em vários pontos da fazenda. Ao longo da propriedade foram apreendidas 6.500 estacas.

A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da aroeira e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Em outro local o proprietário causou degradação de área protegida de mata ciliar do córrego Recreio, que corta a fazenda. Os policiais verificaram que o infrator construiu uma valeta para desviar o córrego e levar água até uma área de criação de peixe que também foi erguida sem autorização, comprometendo área de preservação permanente (APP). As atividades foram paralisadas.

O fazendeiro foi levado para a delegacia de Pedro Gomes e responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP), que prevê pena de um a três anos de detenção, bem como por crime de exploração ilegal de madeira protegida, que prevê pena de um a dois anos de reclusão. O homem ainda foi notificado a apresentar um plano de recuperação da área degradada (PRADE).

Fonte: G1 MS

M9

Leia Também