CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

Dois indicadores salvam Coxim do risco alto para Covid-19

27 NOV 2020Por Paulo Ricardo14h:54

Com o grande aumento de casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) desde a última semana, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul atualizou, excepcionalmente, após a reunião do Comitê Gestor, o grau de risco dos 79 municípios do estado - referentes à 47ª semana epidemiológica do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir). O novo mapa foi publicado ontem (26) e apresentado nesta sexta-feira (27) na live da secretaria de Saúde pelo facebook.

Os mapas situacionais referentes à 46ª Semana Epidemiológica (08 a 14/11), apresentavam apenas 12 municípios na Bandeira Vermelha, considerado grau alto de risco, mas em uma semana, os mapas da 47ª Semana Epidemiológica (15 a 21/11), apresentam 22 municípios na Bandeira Vermelha, quase o dobro.

Mapa atualizado em 26 de novembro de 2020. Imagem: coronavirus.ms.gov.br

Segundo Geraldo Resende, secretário de Estado de Saúde, muitos municípios ficaram muito próximos da Bandeira Vermelha

gerSecretário de Saúde, Geraldo Resende. Imagem: SES / Facebook

Caso Coxim

O município de Coxim, que fica na região norte do Estado, permaneceu na Bandeira Laranja, mesmo após baixar sua pontuação total para 52,40 (soma de 10 indicadores do programa Prosseguir).

Programa Prosseguir. Imagem: mais.saude.ms.gov.br

Dois indicadores do projeto Prosseguir têm favorecido o município de Coxim para não entrar na Bandeira Vermelha

Os 10 indicadores do Programa Prosseguir. Imagem: mais.saude.ms.gov.br
Povos indígenas de MS. Imagem: secid.ms.gov.br

O indicador nº 5 faz referência sobre redução na incidência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em populações indígenas. Nesse caso, segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS), a população indígena soma 80.459 habitantes e encontra-se presente em apenas 29 municípios. A cidade de Coxim contempla alguns descendentes, mas não possui aldeia indígena.

Já o indicador nº 6 avalia se o município faz fronteira com país ou divisa com estado que tenha identificado aumento na incidência de Covid-19. Mais uma vez, a cidade de Coxim não se encaixa nesse indicador pois não faz fronteira com país ou estado, entretanto, os municípios de Rio Verde de Mato Grosso e Figueirão, fazem divisa com o município e passaram para o grau de risco alto.

Os dois indicadores do projeto Prosseguir (nº 5 e nº 6) ajudam a manter Coxim fora da Bandeira Vermelha, pois sempre será atribuída a nota máxima nesses itens. Caso não fosse computado os 14 pontos dos dois indicadores, Coxim estaria na Bandeira Vermelha com 38,40 pontos

A cidade de Coxim foi citada como exemplo, mas outros municípios de Mato Grosso do Sul também não fazem fronteira com países e estados, assim como, não possuem aldeias indígenas para serem avaliados, dessa forma, deveria ter uma alternativa nesses indicadores para “não se aplica” e, consequentemente, não atribuir nota a esses itens.

Mamma dentro

Leia Também