CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

Curso de Medicina: município formaliza transferência de área para universidade

19 DEZ 2019Por Redação19h:24

Assinada na terça-feira (17), a escritura que passa para a Unicesumar o direito real de uso da área onde será instalada a Faculdade de Medicina pelo Centro de Ensino Superior de Maringá Ltda (Cesumar).

Assinaram o documento, o prefeito de Corumbá/MS Marcelo Iunes, o reitor da Unicesumar, professor Wilson de Matos Silva, e o presidente da mantenedora da universidade, Cláudio Ferdinandi

“Agradecemos por acreditarem e investirem em Corumbá. É um anseio antigo o curso de Medicina aqui e junto um polo de faculdades da área de saúde. É muito importante para a cidade, vai aumentar o fluxo de pessoas no município e reflete no fomento à nossa economia”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

O chefe do Executivo Municipal ressaltou o apoio do governador Reinaldo Azambuja, da então deputada federal – atual ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Tereza Cristina, e do ex-senador Pedro Chaves.

“Articularam [Reinaldo Azambuja e Tereza Cristina] a inclusão de Corumbá no edital da implantação de novos cursos de Medicina no país, por instituições de ensino privadas”, destacou o prefeito.

Ao prefeito Marcelo Iunes, o reitor da Unicesumar disse que a chegada em Corumbá é de extrema importância para a universidade.

“É o nosso primeiro campus fora do Paraná, onde temos quatro campi. Entendemos que uma educação de qualidade resgata a dignidade, dá autonomia, cidadania e dá condições para a pessoa se tornar protagonista da própria história”, disse o professor Wilson ao antecipar que a Unicesumar está fazendo “um grande investimento em Corumbá”.

“É um momento histórico para nós da Unicesumar receber a escritura da doação de uma área de pouco mais de 28 mil metros quadrados para implantarmos a Faculdade de Medicina de Corumbá. Inicialmente alugamos um espaço aqui, que estamos reformando. Mas, entre março e abril do ano que vem daremos início a uma obra de 7 mil metros quadrados de quatro pavimentos para sede definitiva da Unicesumar em Corumbá” informou o professor Wilson Matos.

Local

A área fica localizada na rua Pedro de Medeiros, no bairro Popular Velha, dentro do Parque Urbano Zumbi dos Palmares, ao lado da sede do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Formalizada mediante a lavratura de escritura pública – com posterior registro na matrícula no imóvel –, a doação fica condicionada a manutenção do parque Zumbi dos Palmares pelo período de seis anos, sob responsabilidade do Centro de Ensino Superior de Maringá (Cesumar), a contar da implantação definitiva do campus de medicina na cidade de Corumbá.

Em caso de descumprimento, ou na hipótese de encerramento das atividades, a Instituição de Ensino Superior fica obrigada a indenizar o município de Corumbá no valor do imóvel devidamente atualizado.

Vestibular 2020

O reitor adiantou que a Unicesumar trabalha com previsão de realizar o primeiro vestibular já no primeiro semestre de 2020.

“Ao final de janeiro vamos receber uma comissão para fazer as últimas avaliações nas instalações. Já temos laboratórios montados e todo espaço necessário para o funcionamento do curso. Sessenta dias após a vinda dessa comissão, sai a publicação em Diário Oficial [da União] da autorização para começo da faculdade. Acreditamos que até o final de abril façamos o primeiro vestibular de Medicina da cidade de Corumbá, com 55 vagas, mas temos percentuais pelo Prouni e pelo Fies, podendo chegar a 70 vagas”, disse.

O planejamento da universidade é ampliar paulatinamente o número de vagas de Medicina e aumentar oferta de cursos em Corumbá.

“Em dois ou três anos, certamente, vamos conseguir um aumento de vagas de Medicina na cidade. Gradativamente estaremos trazendo outros cursos para Corumbá, como, Veterinária, Biomedicina, Enfermagem, talvez Odontologia. Queremos um centro mais voltado para a área da saúde e estamos começando com o carro chefe”, finalizou.

Acompanharam a assinatura da escritura os secretários Municipais Cássio Augusto da Costa Marques (Governo); Ricardo Ametlla (Infraestrutura); Rogério Leite (Saúde); o presidente da Junta Interventora do Hospital, Eduardo Iunes; o membro da Junta Interventora, José Luiz Aquino e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unicesumar, Marcos Antonio Silva.

Fonte: corumba.ms.gov.br - Marcelo Fernandes

Foto: Reprodução
Mamma dentro

Leia Também