CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

Coxinense e médico ortopedista José Mauro Filho assume a secretaria municipal de Saúde de Campo Grande

Rogério Souto, ex-secretário municipal de Saúde em Coxim, assume o posto de secretário-adjunto na Capital

1 ABR 2019Por Valdeir Simão07h:50

O médico ortopedista José Mauro Pinto de Castro Filho, assumiu na sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU) de Campo Grande.

O novo secretário foi chefe do setor de ortopedia da Santa Casa da Capital e também já chegou a ser diretor clínico do mesmo hospital

De maneira pouco usual, o novo secretário municipal da Saúde, José Mauro Castro Filho se apresentou dessa forma a seus colegas responsáveis por outras pastas em sua primeira reunião com o prefeito Marcos Trad (PSD) e o primeiro escalão da gestão municipal, na tarde de sexta-feira (29), na sede da Prefeitura.

“Só de olhar a cara de vocês eu começo a ficar preocupado”, disse o recém-empossado

José Mauro preferiu manter a diplomacia na solenidade de posse.  O ortopedista ressaltou que assume a pasta de forma bem melhor que aquele que está substituindo. Definiu o atendimento de emergência, um dos pivôs da queda e como prioridade inicial em menos de 24 horas no cargo.

“O trabalho do Marcelo foi brilhante, vou pegar uma secretaria muito melhor do que ele recebeu”, disse o novo mandatário da Saúde campo-grandense.

“Inicialmente estamos fazendo um primeiro olhar, a situação desenrolou subitamente, temos um diagnóstico superficial, mas dá para entender que existem alguns pontos que precisam ser aprimorados”, disse José Mauro.

Segundo ele, é a chance de implantar novas formas de direcionar o atendimento na população nas unidades de pronto-atendimento.

“Hoje na medicina a porta de atendimento dos pacientes é via a urgência, gerando alto número de pacientes e pouca resolução. Precisamos rever um pouco o destino desses pacientes, ter leitos de retaguarda”, completou.

Um dos pontos para isso, segundo informou na reunião, será melhorar a atenção com os servidores da saúde municipal. “As pessoas cuidando dos nossos doentes, nossos funcionários, precisamos trazer todos e direcionar para uma mesma meta”, apontou.

É a primeira vez que José Mauro ocupa um cargo em gestão pública e, segundo os bastidores, teria sido uma indicação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que possui a mesma especialização. José Mauro não escondeu a amizade e a expectativa de ter um diálogo aberta com o mais alto posto da área ano País.

“Mandetta é uma figura pública, todos o conhecem e ele está à disposição de todos nós. Existe esse fato, um alinhamento histórico, nunca houve essa oportunidade de existir esse alinhamento na esfera federal. E esse sangue novo, que é como eu me considero, é um motivo que vai tendenciar a melhorar ainda mais esse relacionamento”, completou.

Rogério Souto, ex-secretário municipal da Saúde em Coxim, assume o posto de secretário-adjunto na Capital

Rogerio Souto assume o posto de secretário-adjunto na Capital  Foto: Reprodução

Para o posto de secretário-adjunto, José Mauro escolheu o conterrâneo Rogério Souto, dentista, que ficou por cinco anos como secretário municipal da Saúde em Coxim.

Saiu em 2018 e, segundo sua fala na apresentação desta tarde, decidiu vir a Campo Grande “para descansar”.

“Realmente consome, aquilo que o prefeito disse, você se afasta da família, perde contato com amigos, tinha escolhido dar uma descansada em Campo Grande, mas o Zé Mauro é um amigo, não podia deixar de atendê-lo”, disse.

Histórico

Ortopedista de formação, José Mauro Pinto de Castro Filho é nascido em Coxim, onde é conhecido como Dr. Maurinho. É filho de José Mauro Castro e Celina Teodoro de Castro

Novo secretário, José Mauro Foto: Arquivo pessoal

Formado em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE- SP em 2000, fez residência médica em Ortopedia na Santa Casa de Santos- SP de 2001 a 2003 e subespecialidade em cirurgia do joelho no Hospital Santa Cecília – SP, de 2005 a 2006.

Mudou-se para Campo Grande em 2006, desde então demonstrou muito amor pela capital e pelos pacientes que atende. No mesmo ano começou a atuar na Santa Casa no setor de ortopedia, foi chefe do serviço no período de 2012 a 2014.

Disputou uma eleição acirrada para diretor clínico do Hospital, no qual venceu e assumiu a diretoria de 2014 a abril de 2017, sempre com o propósito de levar melhorias aos colegas e à Santa Casa.

Moção de Congratulação

José Mauro Pinto de Castro Filho já foi homenageado na Câmara Municipal de Coxim, com a Moção de Congratulação, por indicação do ex-vereador Johnny Guerra Gay (MDB), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na área médica.

1) José Mauro (pai), José Mauro Filho e Celina Teodoro de Castro (mãe)   2) José Mauro ladeado pelos pais, no plenário da Câmara Municipal de Coxim         Fotos: Valdeir Simão - Diário X

Presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul apoia a nomeação de José Mauro

Flávio Freitas Barbosa, presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul está confiante com a nomeação do novo secretario, e acredita que dias melhores virão para a saúde do município.

“Recebemos uma excelente notícia. A Saúde municipal ganhará muito com a eficiência do Dr. José Mauro na Secretaria. A partir de agora as entidades médicas conseguirão um diálogo com os gestores da saúde, e a partir daí, a categoria e a população não ficarão mais desassistidas. Reiteramos nosso apoio e desejamos boa sorte nesta nova etapa”, destaca o presidente do Sinmed.

Prefeito Marquinhos Trad

Com duas mudanças na equipe de secretários, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) voltou a dizer que pediu planejamento, sequência administrativa e compromisso dos titulares de sua equipe, para a sequência do trabalho na gestão de Campo Grande.

“Nós fizemos a apresentação na sexta-feira (29) dos novos secretários ao nosso time, mas o que pedi foi planejamento, responsabilidade, comprometimento. Certeza que eles estão compromissados com Campo Grande”, disse o prefeito, durante visita a obra de revitalização da Rua 14 de Julho.

Ele também fez questão de dizer que “nenhuma pasta” é menos importante do que a outra e que as responsabilidades dos secretários são idênticas. Sobre as mudanças nas pastas de Saúde e Cultura, lembrou que imediatamente foram colocados outros profissionais nos cargos.

“Tanto na Saúde como na Cultura, as equipes de trabalham continuam as ações e projetos, nada parado”. Para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) saiu Marcelo Vilela e entrou o médico ortopedista José Mauro Pinto de Castro Filho. Na Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), a publicitária Melissa Tamaciro assumiu o cargo, após saída de Nilde Brum.

Fonte: Correio do Estado / Midiamax / Campo Grande News

José Mauro e familiares - Foto: Arquivo pessoal
Mamma dentro

Leia Também