Estado MS
Apenas 22,64% dos acadêmicos votaram para escolha da nova reitoria da UFMS - Gestão 2020/2024
Os atuais reitor e vice-reitora, Marcelo Augusto Santos Turine e Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, venceram a consulta à comunidade acadêmica para a reitoria da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) na gestão 2020/2024. A apuração dos votos foi realizada na noite de sexta-feira (17), transmitida pelo canal do Youtube, logo após o período de votação. Na tabela do resultado, pode ser observado a baixa adesão dos acadêmicos.
O processo eleitoral foi realizado de forma online, por causa da pandemia do coronavírus
Dos 24.730 alunos com direito a voto, apenas 5.600 votaram, o que representa apenas (22,64%) dos acadêmicos da UFMS. Conforme apurado pelo Diário X, entre os principais motivos da pouca adesão estão: o pouco conhecimento sobre os candidatos das demais chapas concorrentes com a reitoria atual; a dificuldade de acesso ao sistema de votação; o desinteresse no processo eleitoral; e a pouca representatividade do voto acadêmico na consulta.
Na fórmula dos votos, professores tem 70% de peso, os técnicos 15% e os acadêmicos 15%
A adesão dos técnicos foi de (69,36%) onde, dos 1.818 com direito a voto, 1.261 votaram; já o engajamento dos professores chegou em (92,06%) com 1.368 votantes, dos 1.486 com direito a voto.
Peso dos votos
Os votos na consulta à comunidade não tem o mesmo peso, ou seja, de acordo com a fórmula, os votos dos professores representam (70%), enquanto dos técnicos e acadêmicos representam apenas (15%) para cada um, totalizando (100%).
Colégio Eleitoral
As listas tríplices para os cargos de Reitor e Vice-Reitor serão compostas pelos três nomes mais votados em escrutínio secreto, pelos membros do Colégio Eleitoral, entre os candidatos que participaram do Processo de Consulta à Comunidade Universitária, em 17 de julho de 2020. A lista tríplice será enviada para o Ministério da Educação, pois é do governo federal a prerrogativa de nomear o reitor.
Nomeação
Por tradição, o vencedor da consulta à comunidade é sempre nomeado pelo ministro como reitor, embora possam ser escolhidos outros dois nomes da lista.
Chapas
Quatro chapas participaram da consulta. De acordo com a apuração, a Chapa 2, de Marcelo Augusto Santos Turine e Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, alcançou o índice de (42,44%).
Além da chapa vencedora, concorreram também: a chapa 3, que ficou na segunda posição (24,45%), com Lincoln Carlos Silva de Oliveira, reitor, e José Antonio Menoni, vice-reitor; a Chapa 5, na terceira posição da consulta (4,94%), com Lídia Maria Lopes Rodrigues Ribas, reitora, e Günter Hans Filho, vice-reitor; e a Chapa 1, na quarta posição da consulta (4,78%), com Elizabeth Maria Azevedo Bilange, reitora, e Lucilene Machado Garcia Art, vice-reitora. A Chapa 4 não participou da consulta, pois retirou sua candidatura.
Confira a votação completa:
