Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Paulo Ricardo

Coluna

UFMS: Quem será o Gestor do Campus Coxim?

3 MAI 2017Por Paulo Ricardo15h:42

Este ano a escolha do(a) Diretor(a) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Coxim está gerando grande repercussão, o que não deveria ser diferente, já que se trata de uma Universidade Pública.

O Diário X foi o primeiro veículo de comunicação a noticiar esse momento democrático, onde a Comunidade Universitária vai escolher o(a) futuro(a) gestor(a) dos próximos 4 anos. Os professores que concorrem a Diretor(a) são: o Prof. Dr. Marcelo Rocha Barros Gonçalves e a Profa. Dra. Eliene Dias de Oliveira.

Após a nossa reportagem, diversos meios de comunicações (sites, rádios, entre outros), também publicaram sobre o assunto. O que demostra a importância de toda a comunidade acompanhar os processos que envolvam a administração pública direta e indireta de qualquer um dos Poderes da União, dos Estados e dos Municípios.

As Instituições de Ensino Superior Públicas também devem obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (Art. 37 da CF/88, grifo meu).

A atual direção

Nos últimos 8 anos a direção foi exercida pelo Prof. Dr. Gedson Faria (curso de Sistemas de Informações) tendo como seu vice o Prof. Dr. Marcelo Rocha Barros Gonçalves (curso de Letras).

Como pode ficar a direção após a Consulta Universitária

Os próximos 4 anos caso a Comunidade Universitária entenda que a direção deverá ser exercida pelo Prof. Dr. Marcelo Rocha Barros Gonçalves (curso de Letras) apenas vai haver uma inversão de cargos, pois o Prof. Dr. Gedson Faria (curso de Sistemas de Informações) será vice-diretor, ou seja, ficariam 12 anos no poder.

Entretanto, caso a Comunidade Universitária entenda que a direção deverá ser assumida pela Profa. Dra. Eliene Dias de Oliveira (curso de História) seu vice-diretor será o(a) coordenador(a) do curso de Enfermagem.

Segundo fontes, a coordenação do curso de Enfermagem vai mudar em novembro e provavelmente o próximo coordenador será o Prof. Dr. Aires Garcia dos Santos Junior.

Na segunda hipótese, não seria nada mal ter na direção um representante do curso de Enfermagem, o maior curso do Campus de Coxim que funciona no turno integral (manhã e tarde).

Quando será a Consulta Universitária

Amanhã (4/05) acontece das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas a consulta à Comunidade Universitária, visando à elaboração da lista tríplice destinada à escolha e nomeação do novo Diretor para o quadriênio 2017-2021.

Para a determinação da proporcionalidade da consulta dos votos, 70% representam os docentes, 15% os técnicos administrativos e 15% os discentes, totalizando 100% da Comunidade Universitária do Campus, conforme regras pré-estabelecidas.

Cabe ao Conselho do Campus, proceder a organização da lista tríplice por voto direto, mas como apenas dois professores realizaram a inscrição, o conselho deve indicar um terceiro candidato, que nesse caso, vai com os votos zerados.

Os participantes da consulta e como votar

Os participantes são os professores e técnico-administrativos de carreira da UFMS, lotados no Campus Coxim, assim como, os acadêmicos regularmente matriculados no ano letivo de 2017.

Todos devem levar um documento de identidade válido com foto (RG, CNH, Passaporte, Conselho de Classe, entre outros).

Não será permitido o voto em trânsito, nem o voto por procuração.

Caso os servidores docentes e técnico-administrativos estiverem afastados por contrato para capacitação, podem votar pelo correio desde que dê entrada na SECAD/COCX/UFMS até às 16 horas do dia da consulta em um envelope constando a inscrição “VOTO” (lacrado em envelope à parte, sem identificação do votante, contendo o nome do candidato).

Apesar de existir a possibilidade do voto pelos Correios ser substituído por voto eletrônico para os docentes e técnico-administrativos, não foi divulgado para a comunidade acadêmica. Infelizmente os Correios estão em greve, o que pode levar a utilização do voto eletrônico.

Não tenho dúvida, caso seja usado o voto eletrônico, o mesmo será amplamente divulgado. Explicando quantas vezes a UFMS utilizou esse método, inclusive, se os outros 16 Campus também estão utilizando essa ferramenta, como foi certificado, quem é o responsável pela coleta das informações, se existe algum auditor externo dando validade ao voto eletrônico, entre outros procedimentos adotados.

Reunião de homologação

Na sexta-feira dia (5) será realizada uma reunião extraordinária do Conselho para homologação dos resultados com a elaboração da lista tríplice. A comissão eleitoral é presidida pelo professor Dr. Henry Marcelo Martins da Silva.

Como escolher o candidato certo

Não existe uma receita de ‘Bolo’ pronta, mas podemos levar em conta vários fatores. Vale lembrar que o voto é secreto, sem risco de sofrer nenhuma represaria após o voto consciente no melhor candidato(a) com propostas palpáveis e possíveis dentro do prazo da gestão de 4 (quatro) anos.

Vou tentar mostrar alguns pontos importantes sobre o voto na Consulta Universitária em forma de tópicos:

1) Analise as propostas de ambos os candidatos, veja quais trarão mais benefícios para você e para o Campus de Coxim;

2) Pense no tempo que ‘você’ ainda tem no Campus, no caso específico dos alunos, muitos se formam esse ano, outros vão ficar 2, 3, 4 ou 5 anos, ou seja, os que ficam podem não ter os seus anseios atendidos pela escolha errada dos que estão indo embora;

3) Existe uma diferença grande entre o curso integral (Enfermagem) e o noturno (Letras, História e Sistemas de Informações). Ter aula pela manhã e a tarde exige do acadêmico uma logística de sobrevivência enorme, tais como: horários de ônibus, local para fazer lanche, almoçar, ir tirar cópia no centro da cidade, entre outros;

Observações:

a) Os horários de ônibus não são compatíveis para atender o curso de enfermagem, principalmente na hora do almoço;

b) Não existe um Restaurante Universitário no Campus Coxim;

c) Os alunos não possuem local para preparar um lanche, esquentar ou comprar;

d) Quem fica no Campus não tem uma sala para descanso;

e) Quem estuda à noite, tem a possibilidade de trabalhar pela manhã e a tarde, já a enfermagem carece de mais bolsas de permanência, alimentação e monitoria, pois fica difícil conseguir um emprego pelo motivo do turno ser integral;

5) Com base na questão anterior, fica a pergunta para os veteranos que estão indo embora esse ano. Qual candidato pode trazer mais investimentos e cursos para o Campus Coxim?

Bom, eu poderia citar muito mais questões, mas acho que é o suficiente.

Dessa forma, termino com quatro mensagens:

AOS VETERANOS – Pense bem, esse ano você vai atingir a tão almejada formatura, buscando alçar novos voos, então, seu voto não deve ser... “ah já estou indo embora mesmo!”.

AOS CALOUROS – Pense bem, depois não adianta ficar reclamando pelos cantos da UFMS por não ter olhado e analisado bem as propostas. Agora vocês são Universitários e a responsabilidade aumenta ‘MUITO!’.

AOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS – Pense bem, qual líder vocês desejam para os próximos 4 (quatro) anos.

AOS PROFESSORES – Pense bem, não basta ajudar os acadêmicos a serem críticos, observadores e principalmente mostrar o melhor caminho a ser seguido na profissão escolhida, porque os alunos aprendem muito mais pelo exemplo, já que amanhã 70% dos votos para diretor saem dos docentes.

Por fim, desejo sucesso ao novo sucessor do Prof. Dr. Gedson Faria, atual diretor do Campus Coxim.

Veja aqui as propostas da Profa. Eliene

Veja aqui as propostas do Prof. Marcelo

Veja aqui a entrevista da Prof. Eliene

Veja aqui a entrevista do Prof. Marcelo

Foto: Paulo Ricardo