Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
CENARIO

Valdeir Simão

Coluna

Todo bichinho de orelha tem direito

3 JAN 2019Por Valdeir Simão15h:59

O prefeito de uma cidade possui múltiplas funções, todas elas relacionadas com a preservação e melhorias do município, bem como o bem-estar de seus cidadãos.

Em Coxim, o Aluizio 'santo', cada dia mais ausente, tem conduzido as suas duas gestões - ao longo de 6 anos - banalizando e vandalizando a importante função de prefeito, fazendo com que o município passe por um colapso administrativo e financeiro, deixando a cidade e a área rural em completo descaso e abandono.

Dívidas estratosféricas com o IMPC, IMCAS, fornecedores, bancos, contratos de alugueis e prestadores de serviços. As máquinas e equipamentos da secretaria de Obras estão sucateadas e o Hospital Regional de Coxim agoniza na UTI

Devido a essa caótica situação, bons pré-candidatos nem entrarão na disputa das eleições municipais de 2020, pois não compensa para eles tamanha dor de cabeça para tirar o município do fundo do poço e recolocá-lo nos trilhos do desenvolvimento.

Por outro lado, devido às condições idênticas dos pretensos pré-candidatos, muitos estão e ficarão ainda mais animados em ocupar a cadeira principal do Executivo, pois ao vislumbrar a calma e a falta de preocupação do atual prefeito, tem-se a impressão de que é fácil e lucrativo administrar Coxim.

Pelo andar da carruagem, cidadãos simples, dos mais diversos segmentos da sociedade coxinense, devem colocar o nome à disposição e tornarem-se pré-candidatos e pré-candidatas, pois a trágica experiência vivenciada pelos duas gestões do prefeito Aluizio, tem mostrado que pessoas com certo nível de escolaridade e detentores de poder financeiro, não tem dado conta do recado.

Administrar bem uma cidade não passa pelos requisitos do gestor possuir escolaridade, bens materiais e experiência política, mas sim, trata-se de competência, dedicação, honestidade e uma boa equipe de trabalho. Também são fatores de relevada importância, priorizar os gastos públicos e contar com o apoio dos governos estadual e federal, visto que Coxim tem uma pequena receita própria, situação também provocada pela ineficiência dos administradores

Desta forma, na véspera do ano da campanha eleitoral municipal, Coxim se apresenta com mais de 20 corajosos e valentes indivíduos, entre homens e mulheres, uns jovens e outros nem tanto, dispostos a colocar o nome na concorrida disputa das eleições municipais de 2020 para a função de prefeito.

Convém ressaltar que a nossa querida Coxim não suportará outra gestão incompetente, desleixada e irresponsável. Não temos mais o direito de errar. Nossa cota de erro já se esgotou nas últimas três eleições municipais.    

Com relação à Câmara Municipal de Vereadores, como sempre acontece em Coxim, o município poderá ter uma grande quantidade de candidatos, onde homens e mulheres, devem disputar uma das 13 cadeiras, motivados pelo descontentamento com a classe política.

Como diz o ditado popular: "todo bichinho de orelha", cumprindo o que determinam as Leis, tem o direito de disputar o mandato de prefeito, vice, vereador, deputado, senador, presidente e qualquer outro cargo ou função de seu interesse.  Quanto maior o número de candidatos, mais legitimidade e mais democrático se tornará a disputa eleitoral.  

Como ainda tem muita água para passar debaixo das pontes do rio Taquari, resta esperar para ver quem realmente se consolidará e terá o nome referendado para as campanhas do ano que vem.

Os atuais vereadores devem colocar a barba de molho e ficarem conscientes que o povo clama por mudança e renovação, além de que o prefeito Aluizio São José (PSB), assim como aconteceu nas eleições passadas, foi um dos fatores responsáveis pela imensa renovação no parlamento municipal

A rejeição ao prefeito tem enormes reflexos na eleição da bancada de vereadores, que sempre sofrem grandes dificuldades com a reeleição. É uma disputa voto a voto e as questões - dinheiro e estrutura de campanha - tendem também a refletir no resultado final.

Se nesses dois anos seguintes (2019 e 2020), a administração do Aluizio São José não decolar e nem mostrar resultados positivos, com a maioria dos nobres parlamentares continuando a dedicar apoio irrestrito ao seu modo de governar, corre-se o risco de a população fazer uma renovação quase que completa na Câmara Municipal de Coxim.

Os eleitores estão cada vez mais esclarecidos, participativos e exigentes. As redes sociais e os veículos de imprensa independentes e imparciais, mostram a realidade dos fatos. Está cada dia mais difícil esconder a incapacidade dos gestores e a sujeira debaixo do tapete. 

Será que os coxinenses vão cair mais uma vez na lábia do 'bonitinho' e dar um terceiro mandato para o grupo do atual prefeito santo?!

Resta saber quem realmente gosta de Coxim e o que cada cidadão fará para mudar essa triste realidade