Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de maio de 2024
Coxim
24ºC
Senar

Dom Otair Nicoletti

Coluna

Se o grão morrer

15 MAR 2024Por Dom Otair Nicoletti08h:26

Se o grão de trigo cair na terra e morrer, produzirá muito fruto. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo12,20-33). 

Naquele tempo,20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa.21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram:"Senhor, gostaríamos de ver Jesus".

22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus.23Jesus respondeu-lhes: "Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado.24Em verdade, em verdade vos digo:Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.

25Quem se apega à sua vida, perde-a;mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna.26Se alguém me quer servir, siga-me,e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

27Agora sinto-me angustiado. E que direi? 'Pai, livra-me desta hora!'? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim.28Pai, glorifica o teu nome!"Então, veio uma voz do céu:"Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!"

29A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão.Outros afirmavam:"Foi um anjo que falou com ele".30Jesus respondeu e disse:"Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós.31É agora o julgamento deste mundo.Agora o chefe deste mundo vai ser expulso,32e eu, quando for elevado da terra,atrairei todos a mim".33Jesus falava assim para indicar de que  iria morrer. Palavra da Salvação, Glória a Vós, Senhor! 

MENSAGEM - A Liturgia desse domingo deseja preparar os cristãospara os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. As leituras bíblicas nos ajudam neste sentido. Na Primeira Leitura, Deus propõe uma NOVA ALIANÇA. (Jr 31, 31-34). É um dos trechos mais importantes do Antigo Testamento.      

Deus tinha feito uma ALIANÇA no Sinai, entregando a Moisés mandamentos escritos em pedra.O povo aderiu à aliança, contudo mais com a boca, do que com o coração.O povo nunca interiorizou devidamente e muitas vezes foi infiel. Por isso, o profeta Jeremias anunciou uma NOVA ALIANÇA,cujos mandamentos serão gravados no coração:"Porei minha lei em sua alma, escreverei em seu coração. Então eu serei seu Deus e ele será meu Povo".

A Aliança é renovada pelo Senhor, que perdoa e restaura. Nós também somos Povo da Nova Aliança, cujos mandamentos devem estar inscritos em nosso coração. A Quaresma é o tempo de renovação da Aliança, iniciada no Batismo e rompida tantas vezes pela nossa fraqueza e infidelidade. 

A Segunda Leitura afirma que essa nova Aliança, plena e definitiva, se realiza em Jesus Cristo, em perfeita obediência ao Pai.(Hb 5,7-9). O Evangelho nos convida a olhar Jesus, que selou a Nova Aliança com o próprio sangue na Cruz.(Jo 12,20-33). 

Um grupo de gregos, que estavam em Jerusalém para celebrar a Páscoa, pedem:"Queremos ver Jesus!", isto é, conhecê-lo em profundidade. Não se dirigem diretamente a Jesus, mas aos discípulos. Servem-se de dois mediadores: Felipe e André. 

Jesus SE FAZ VER através de uma imagem: o GRÃO de TRIGO, que se desfaz, para produzir muitos frutos para todos. Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão; mas, “se morre, então produz muito fruto”. O grão de trigo para se transformar em espiga deve desaparecer debaixo da terra.A morte é a capacidade do grão liberar a vida que possui. 

Para conhecer Jesus: Devem MORRER as seguranças humanas, o apego à própria vida e à sabedoria humana (que os gregos valorizavam tanto). Deve MORRER tudo o que nos afasta do projeto de Jesus,que veio para que todos tenham vida em abundância.Precisamos morrer para conhecer.

A Quaresma é tempo de renovação da Aliança iniciada em nosso Batismo e rompida muitas vezes por nossa fraqueza e infidelidade. O caminho da renovação foi traçado por Cristo: a CRUZ. "Quando eu for elevado da terra (na cruz),a trairei todos a mim."É o caminho para todo o discipulado."Queremos ver Jesus".

Esse pedido dos gregos é uma linda proposta de vida para todos nós. É anseio de todos nós. Todos nós queremos ver Jesus. O Documento de Aparecida nos lembra que "o início do cristianismo é um encontro de fé com a pessoa de Jesus Cristo"(DA 243)." A própria natureza do cristianismo consiste em reconhecer a presença de Jesus Cristo e segui-lo"(DA 244).Mas onde, quando, como encontrá-lo?

O Documento mostra uns lugares de encontro com Jesus Cristo:"O encontro com Cristo realiza-se na fé recebida e vivida na IGREJA". (DA 246), Encontramos Jesus na SAGRADA ESCRITURA, lida na Igreja.“É indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus"(DA 347). Encontramos Jesus Cristo na SAGRADA LITURGIA. A Eucaristia é o lugar privilegiado do encontro do Discípulo com Jesus Cristo" (DA 250-251). 

“A celebração eucarística dominical é uma necessidade interior do cristão, da família cristã e da comunidade paroquial"(DA 252).“O sacramento daReconciliaçãoé o encontro com o Cristo que perdoa”(DA 254). A ORAÇÃO pessoal e comunitária cultiva a amizade com Cristo (DA 255)."Jesus está presente em meio a uma COMUNIDADE viva na fé e no amor fraterno"(DA 256). “Também o encontramos nos pobres, aflitos e enfermos.”(DA 257)."Encontramos também na Piedade popular."(258)

“Queremos ver Jesus"significa acolher a sua pessoa com alegria, por ser o centro e a motivação mais forte da própria existência, e a garantia que não se apaga."Senhor, queremos ver Jesus!"Faze, Senhor, que teus discípulos reconheçam o teu rosto no rosto dos pobres. 

Dá olhos para ver os caminhos da justiça e da solidariedade; dá ouvidos para escutar os pedidos de salvação e saúde; enriquece seus corações de fidelidade generosa e compreensão para que se façam companheiros de caminhada e testemunhas verdadeiros e sinceros da glória, que resplandece no crucificado, ressuscitado e vitorioso.

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa