Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Alex Viana

Coluna

Responsabilidade, será que temos?

26 JUL 2021Por Alex Viana08h:50

Responsabilidade é o dever de arcar com as consequências do próprio comportamento ou do comportamento de outras pessoas. Desde dezembro de 2019 estamos tendo que lidar com a pandemia proveniente da covid-19, já se foram mais de 544 mil pessoas (21/07/21) no nosso país. Pais, mães, avós, tios, filhos, amigos, e conhecidos que perderam sua vida em decorrência da covid-19.

Esse vírus testa a nossa auto responsabilidade e a nossa capacidade de ser solidário, isso porque não basta que um indivíduo cumpra os protocolos de biossegurança, é necessário que a sociedade faça isso de forma conjunta, pois dificilmente em um país que mais de 50% da população sobrevive com menos de um salário mínimo, seria possível o isolamento integral por tanto tempo.

Exemplificando, todos deveríamos estar atentos e seguir os protocolos de biossegurança, isto é, usar máscaras, cumprir o distanciamento social, e evitar aglomerações. Essas práticas não só evitam o contágio, como também salvam vidas, pois ninguém pode ter certeza que ao ser contagiado pelo vírus não terá o estado grave da enfermidade. 

Ignorar o fato de que podemos ser agentes transmissores do vírus, podendo passar ele para alguém e esse alguém morrer, significa sermos irresponsáveis. É dizer eu não me importo com quem eu poderei matar com o meu gesto de irresponsabilidade.

A vacina chegou, mas, primeiro, é necessário entender que a vacina não evita o contágio do vírus, mesmo vacinado se pode pega-lo e transmiti-lo, o que a vacina impede é a ocorrência do estado grave da doença; segundo, somente 43,1% da população foi vacinada com a primeira dose, e, somente 16,49% da população está completamente imunizada, ou seja, apesar da eficácia da vacina estar demonstrada na queda drástica do número de mortos, o fato é que o número de imunizados de forma completa é muito baixo.

Assim, diante do fato que sabemos que o vírus sofre mutação rápida, e que há inúmeras variantes circulando, entre elas a mais grave é a variante DELTA, que gerou uma segunda onda mortal de infecções na Índia neste ano e também se tornou a variante dominante no Reino Unido, onde 90% dos casos atuais são desta nova cepa, e já foi identificada em mais de 90 países ao redor do mundo, com surtos confirmados nos Estados Unidos, China, África, e Ásia; temos que optar novamente em sermos irresponsáveis ou responsáveis.

Sim, podemos cometer os mesmos erros de antes, começando por ignorar o que tá acontecendo no mundo; em vez de escutar gente especializada darmos ouvido a gente sem nenhum conhecimento técnico na área; e proliferar como se não houvesse amanhã o contágio do vírus, isso tudo porque parece ser impossível para alguns pensar que essas ações poderão nos levar de novo para a lotação de hospitais e o fechamento do comércio.

Como escreveu José Saramago: “A pior cegueira é a mental, que faz com que não reconheçamos o que temos a frente”.