Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de fevereiro de 2026
Coxim
24ºC
Disk

Dom Otair Nicoletti

Coluna

Quaresma

20 FEV 2026Por Dom Otair Nicoletti08h:48

A Quaresma é um tempo forte e de profunda conversão para o verdadeiro cristão. Iremos experimentar e viver mais um tempo litúrgico na Santa Igreja Católica, que nos convida à reflexão e à conversão para bem vivermos a Páscoa do Senhor.

Durante esses quarenta dias, devemos exercitar três pilares fundamentais: Oração, Jejum e Caridade.

A Oração, para fortalecermos a nossa intimidade com Jesus Cristo, que na Sexta-feira Santa se entregou por nós na Cruz, para que pudéssemos alcançar a salvação. Através da oração, podemos abrir nosso coração para ouvir a voz do Espírito Santo, que nos conduz à verdadeira conversão.

O Jejum nos ensina valores sobre saborear as coisas com discernimento e ter autocontrole sobre as renúncias e os “sins” que devemos dar durante a vida, ofertando tudo a Cristo.

E, por fim, e não menos importante, a Caridade, que nos convida a olhar ao nosso redor e enxergar as necessidades dos nossos irmãos, aproximando-nos do amor verdadeiro e nos tornando instrumentos de Cristo.

Conseguiu notar um detalhe sobre todas essas práticas?

Cristo é o centro de todas elas.

A Quaresma é um tempo de conversão e não deve ser vivida apenas como um período passageiro, mas como uma verdadeira mudança de vida. É um tempo sagrado, de sacrifícios que, comparados aos que Cristo sofreu na Cruz, tornam-se pequenos, mas carregados do propósito de nos conduzir a uma vida nova. É um convite amoroso que Deus nos faz para voltarmos nosso olhar para Ele, permitindo que Sua graça nos molde e nos conduza no caminho da santidade.

Que possamos viver esta Quaresma com sinceridade de coração, buscando uma fé mais viva, uma esperança mais firme e uma caridade mais concreta. Que, ao final dessa caminhada, possamos celebrar a Páscoa do Senhor com o coração renovado, cheios da alegria que brota da Ressurreição e da certeza de que o amor de Cristo vence todo pecado e toda morte.

Uma santa e abençoada Quaresma a todos.