Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
Senar

Paulo Ricardo

Coluna

Qual vice [Mourão ou Manuela] será o novo presidente do Brasil?

16 OUT 2018Por Paulo Ricardo11h:21

Já pensaram nisso?

Pois é, desde o início da Sexta República Brasileira ou Nova República [em 1985], após o fim do regime militar, já tivemos 3 vice-presidentes assumindo a presidência da república.

Vacância

Para um vice-presidente assumir definitivamente ao cargo de presidente, é preciso ter vacância do cargo através da cassação, renúncia ou morte do presidente da República. 

Nesses 33 anos da Nova República, um presidente morreu [Tancredo Neves] e dois foram cassados [Fernando Collor e Dilma Rousseff].

José Sarney, Itamar Franco e Michel Temer [atual presidente], tiveram ascensão ao cargo de presidente da república.

José Sarney de Araújo Costa

Advogado, político e escritor brasileiro. Foi o 20.º Vice-Presidente do Brasil (1985) e o 31.º Presidente da República (1985-1990). Com a morte de Tancredo Neves em 21 de abril de 1985, o já presidente interino José Sarney tomou posse oficialmente no cargo.

Itamar Augusto Cautiero Franco

Engenheiro civil e político brasileiro. Foi o 21.º Vice-Presidente do Brasil (1990-1992) e o 33.º Presidente da República (1992-1995) após seu antecessor, Fernando Collor, ter sido afastado da presidência por um processo de impeachment.

Michel Miguel Elias Temer Lulia

Advogado, político e escritor brasileiro. Foi o 24.º Vice-Presidente do Brasil (2011-2016) e o 37.º Presidente da República (2016-até o momento), empossado após o impeachment da titular, Dilma Rousseff.

Os atuais candidatos a vice-presidente

Antonio Hamilton Martins Mourão do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), vice do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Ingressou no Exército em 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende/RJ. Foi instrutor da mesma academia, cumpriu missão de Paz em Angola e foi adido militar do Brasil na Venezuela. Ele também comandou a 6ª Divisão de Exército e o Comando Militar do Sul.

Manuela Pinto Vieira d'Ávila do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), vice do candidato Fernando Haddad (PT). Jornalista e política brasileira. Foi a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre (2005-2006). Deputada federal pelo Rio Grande do Sul (2007-2015). Exerce atualmente o mandato de deputada estadual em seu estado (2015-até o momento).

De um lado um general de exército (4 estrelas) que defende o Brasil, e se for preciso com a própria vida, e do outro uma comunista que defende Cuba e a União Soviética sem deixar de lado o consumismo.

Na hipótese de acontecer mais uma vez a vacância do cargo de presidente da república, quem você gostaria de ter no comando do Brasil, um patriota ou uma comunista?

Já pensaram nisso?

Mais um questionamento difícil para os cidadãos brasileiros que vão votar no segundo turno, no dia 28 de outubro de 2018, pois até o momento, os presidenciáveis são apenas Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, mas já tivemos 3 vice-presidentes assumindo a presidência da república.

Patriotismo ou Comunismo?

Patriotismo

É o sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, mitos, riquezas naturais e patrimônios material e imaterial, dentre outros) e ao seu povo. É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidários com os seus compatriotas.

Comunismo

É uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção. Como uma ideologia política, o comunismo é geralmente considerado como a etapa final do socialismo.

Sem prolongar muito, fica a pergunta:

Qual vice [Mourão/Patriota ou Manuela/Comunista] você gostaria de ter como presidente do Brasil no caso da vacância do maior cargo do executivo federal [presidente da República]?