Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de maio de 2024
Coxim
24ºC
Senar

Dom Otair Nicoletti

Coluna

O maior mandamento

27 OUT 2023Por Dom Otair Nicoletti20h:32

O Maior Mandamento - Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como amas a ti mesmo!Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt22,34-40).

Naquele tempo,34Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus.Então eles se reuniram em grupo,35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo:36"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"37Jesus respondeu: "'Amarás o Senhor teu Deusde todo o teu coração, de toda a tua alma,e de todo o teu entendimento!'38Esse é o maior e o primeiro mandamento.

39O segundo é semelhante a esse: 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'.40Toda a Lei e os profetas dependem desses  dois mandamentos".Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor!

MENSAGEM - A Liturgia focaliza a mensagem principal que devemos anunciar e testemunhar: o maior Mandamento da Lei: o Amor. 

A Primeira Leitura afirma que o maior Mandamento é o Amor concretizado através da defesa dos mais necessitados e desprotegidos: estrangeiros, viúvas, órfãos, endividados, pobres. 

Deus exige a Israel a misericórdia, hospitalidade e a compaixão (Ex 22,20-26). No Antigo Testamento o Amor ao próximo já era visto em relação a Deus, como respeito à sua lei e como reflexo do seu amor para com os homens. Mas é, sobretudo, no Novo Testamento que é iluminado e aperfeiçoado pela doutrina de Jesus, como se pode ver no Evangelho de hoje. Amor a Deus, a Cristo e ao Próximo. 

Na Segunda Leitura, Paulo destaca o exemplo de Amor vivido pelos Tessalonicenses. Tornou-se semente de fé e amor, que deu frutos em outras comunidades. (1T, 15c-10). 

No Evangelho, Jesus resume toda a Lei do Amor: Amor a Deus e aos irmãos. (Mt 22,34-40). Segue o confronto de Jesus com as lideranças judaicas. 

Os fariseus apresentam armadilhas bem montadas, destinadas a provocar afirmações polêmicas de Jesus, para poder acusá-lo e condená-lo. Perguntam: “Qual e o maior dos mandamentos?” Era uma questão polêmica entre os líderes religiosos daquele tempo. Alguns afirmavam que o maior de todos os mandamentos era guardar o sábado. Outros diziam que todos os mandamentos tinham o mesmo valor. 

Os judeus tinham 613 mandamentos (a maioria proibições). Era um grande emaranhado de preceitos e prescrições. Imaginem lembrar e cumprir todas essas normas. Jesus responde, com duas passagens da Bíblia: Deuteronômio: “Amarás o Senhor teu Deus com todo seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua  força.”(Dt6,5) “Amarás teu próximo como a si mesmo”(Lv 19,18). 

Esses dois mandamentos já eram conhecidos, mas a originalidade deste ensinamento está em dois pontos: O Amor de Deus e ao irmão é o centro essencial da Lei; Unifica e equipara os dois mandamentos: “O segundo é semelhante a esse”. Portanto, dão duas faces da mesma moeda. Para Jesus, os dois amores (A Deus e ao Próximo) possuem igual importância, pois são a raiz de todos os demais mandamentos.  

A Lei e os Profetas são apenas comentários a estes dois mandamentos. O Amor a Deus é fonte de serviço ao próximo e o amor ao próximo deve ser expressão concreta do nosso grande amor a Deus. Esses mandamentos são a expressão maior da vontade de Deus. São o resumo de toda a Bíblia. 

O que esse Evangelho tem a nos dizer, hoje? Ao longo de dois mil e vinte e três anos de cristianismo fomos criando mandamentos, preceitos, proibições, exigências, pecados e virtudes, que arrastamos pesadamente pela história. E perdemos a noção do que é verdadeiramente importante, Hoje, ficamos discutindo certas questões secundárias, sem discernir muitas vezes o essencial da proposta de Jesus. 

O Evangelho é claro: o essencial é o Amor a Deus e o Amor ao irmão. Para o cristão, o Amor é fundamental, porque Deus é amor e ama o ser humano, que é um ser criado para amar. 

Talvez tenhamos de remover muito lixo acumulado que nos impede de compreender, de viver, de anunciar e de testemunhar o cerne da proposta de Jesus. O Amor a Deus nós manifestamos quando nos mantemos na Escuta de sua Palavra e na disposição de cumprir a sua vontade. 

“Esforço-me em escutar as propostas de Deus, mantendo um diálogo pessoal com Ele, procurando refletir e interiorizar a sua Palavra, tentando interpretar os sinais com que Ele me interpela todos os dias? Tenho o coração aberto às suas propostas? Procuro ser uma testemunha profética de Deus e do seu Reino?

O Amor aos Irmãos nós manifestamos ao dar atenção às pessoas que encontramos pelos caminhos da vida, ao sentir-nos solidários com as alegrias e sofrimentos de cada pessoa, ao partilhar as desilusões e esperanças do próximo, ao fazer da nossa vida um dom total a todos. 

O mundo, em que vivemos, precisa redescobrir o amor, a solidariedade, o serviço, a partilha, o dom da vida. Ide e Evangelizai a toda Criatura. Nossa Assembleia, convocada pelo amor do Pai, realiza ao mesmo tempo o duplo mandamento (os dois maiores). Unidos na caridade fraterna nos dirigimos ao Pai como filhos. 

Estamos no último domingo do mês missionário. Vivendo intensamente esses dois amores (a Deus e ao Próximo), crescerá também em nós um novo “Ardor Missionário”.

Pe Antônio Geraldo Dalla Costa