Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
22 de maio de 2024
Coxim
24ºC
Senar

Dom Otair Nicoletti

Coluna

O Bom Pastor

21 ABR 2024Por Dom Otair Nicoletti16h:51

O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 10,11-18). Naquele tempo, disse Jesus:11"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.12O mercenário, que não é pastor, não é dono das ovelhas,vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge,e o lobo as ataca e dispersa.13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.

14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas,e elas me conhecem,15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai.Eu dou minha vida pelas ovelhas.16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

17É por isso que o Pai me ama,porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo;tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente;esta é a ordem que recebi do meu Pai".Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor!

MENSAGEM - O Quarto domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque nele todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor". 

No Antigo Testamento, essa imagem aparece com frequência… Grandes personagens foram pastores (Abel… Moisés… Davi…). Num país árido, a presença do pastor era vital para a ovelha sobreviver... O pastor passava o dia todo com ela e estabelecia profunda identidade com ela. 

O próprio Deus se compara a um Pastor, que guia, defende e alimenta o seu povo (Sl 80). Quase todos os Reis de Israel foram "Maus pastores", que conduziram o Povo por caminhos de morte e desgraça. Por isso, o Senhor promete: "Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas". (Ez 34,15).

 A Primeira Leitura mostra o PRIMEIRO PASTOR da jovem Comunidade: Pedro responde ao Sinédrio, que curou o aleijado: "em nome de Jesus Cristo, crucificado por vós, mas ressuscitado por Deus". (At 4,8-12) Ele é o único Salvador, o "Pastor verdadeiro" que nos conduz à verdadeira vida. O Salmista agradece porque a pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular. (Sl 118) Na Segunda Leitura, João afirma que somos todos FILHOS DE DEUS. Mas essa filiação divina não é uma conquista nossa, mas um dom do Deus que habita em nós. (1Jo 3,1-2) No Evangelho, Jesus afirma: "Eu sou o BOM PASTOR". (Jo 10,11-18) É uma Catequese sobre a pessoa e a missão de Jesus: conduzir o homem às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas, de onde brota a vida em plenitude. 

O BOM PASTOR é diferente dos outros, por duas razões: Porque está disposto a DAR A VIDA pelas ovelhas que ama. Porque CONHECE suas ovelhas e é conhecido por elas… Ele as chama pelo nome… e elas o seguem… "Conhecer" é mais que um ato intelectual… é comunhão de vida... É fruto do convívio e do diálogo, e gera o amor. 

Quem são as ovelhas desse rebanho? São os que seguem a voz do Pastor. Mas não só os que participam da Igreja de modo organizado: "Tenho ainda outras ovelhas que não são desse rebanho, é preciso que eu as conduza. E elas ouvirão a minha voz. E haverá um só rebanho e um só pastor". 

Esse apelo de unidade de Cristo nos pede: um zelo apostólico para cativar outras ovelhas que ainda não descobriram o amor apaixonado do Bom Pastor... um espírito de unidade que vença as barreiras que nos separam... Ele não quer uma Igreja dividida em rebanhos separados... É um convite ao verdadeiro ecumenismo... 

Quem é o nosso Pastor? Para os cristãos, o Pastor por excelência é Cristo: Ele recebeu do Pai a missão de conduzir o rebanho de Deus… Pastores são também o Papa, os Bispos, os padres... São também as pessoas que prestam um serviço na família, na sociedade, no ambiente de trabalho... São também pessoas que receberam de Deus e da Igreja a missão de presidir e animar, em nossas comunidades cristãs. 

A única condição para pastorear o rebanho do Bom Pastor Jesus falou certa vez a Pedro: “Simão, tu me amas? Então apascenta as minhas ovelhas!”. Quem não é apaixonado por Jesus não pode ser pastor do seu rebanho! Não se trata de competência, de eficiência ou de vedetismo; trata-se de amor! Se tu amas, então apascenta! 

Como Cristo exerce a Missão de Pastor? Ele aponta caminhos, defende as suas ovelhas nos perigos, mantém uma relação pessoal com cada uma, conhece os seus sofrimentos, sonhos e esperanças. As Pastorais são serviços de Pastor nos diversos setores da Comunidade. Como atuamos nós? Por amor ou para levar alguma vantagem? 

Como reconhecer o "Bom Pastor"? Para distinguir a "voz" do "Bom Pastor" é preciso um permanente diálogo íntimo com Cristo, um confronto permanente com a sua Palavra e a participação ativa nos sacramentos. 

Voltemos o nosso olhar para Aquele que foi entregue por nós e por nós ressuscitou. Olhemos seu lado aberto, suas mãos chagadas. Escutemo-lo dizer: "Eu sou o bom Pastor! Eu conheço as minhas ovelhas! Eu dou a minha vida pelas ovelhas!" Num mundo de tantas vozes, sigamos a voz de Jesus! Num mundo de tantas pastagens venenosas, deixemos que o Senhor nos conduza às pastagens verdadeiras, que nos dão vida plena e sacia nosso coração! Num mundo que nos tenta seduzir com tantos amores, amemos de todo coração Aquele que nos amou e por nós se entregou ao Pai!

 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa