Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de março de 2024
Coxim
24ºC
Prefeitura dengue

Valdir Silva

Coluna

O ano da "kobra"

7 JAN 2021Por Valdir Silva20h:47

Segundo o horóscopo chinês, 2020 não foi o ano da cobra. O ano da serpente só em 2025. Na cultura chinesa, a serpente é o animal mais misterioso dos 12 signos do horóscopo. Bastante reservada e relutante, as serpentes são determinadas a alcançar seus objetivos e odeiam o fracasso mais do que qualquer coisa.

As serpentes são inteligentes e sábias, mas muitas vezes são estressadas e levemente materialistas. Curiosamente, uma cobra troca de pele ao menos 5 vezes ao ano, num processo chamado ecdise, essa renovação mantém viva e íntegra a pele da cobra.

Na exegese bíblica, a serpente não é a melhor das referências, pois seria ela a responsável por enganar Eva, fazendo-a comer o "fruto proibido" que resultou na decadência do homem.

Todas essas digressões exegéticas, biológicas e até mesmo astrológicas me ocorreram quando alguém comentou que o "mural do kobra", em Coxim, já apresentava sinais de "desgaste" - obra recém-inaugurada, em pompa e circunstância.

A princípio, dei de ombros, pensando tratar-se de um "boato da oposição". No entanto, hoje à noite, passando despretensiosamente nas imediações da praça, resolvi parar e dar "uma espiadinha", torcendo para confirmar o contrário do que dizia o "boato".

Exporei logo abaixo as imagens que capturei do "mural do kobra" e cada um que tire suas conclusões. Afinal, não sou especialista em preservação de obras plásticas, pinturas ou algo do gênero.

O temor de muitos era a ação de vândalos que poderiam "pichar" a obra, mas por certo devem ter se esquecido da ação do clima sobre ela: umidade, permeabilidade do material, chuva, temperatura e o sol saariano sobre a pintura, é claro, que teriam efeitos degradantes sobre a pintura.

"Poderia ter um toldo para proteger o mural", comentou um amigo que me acompanhou até o local. Talvez ele tenha razão, pois o valor investido na obra requer um cuidado especial. Afinal, assim como a serpente do horóscopo chinês, o Kobra foi um sucesso no empreendimento de sua obra e bem materialista também.

Com R$ 210 mil reais o Kobra irá trocar muito mais que a pele - coisa que já estamos acostumados, só que o contribuinte coxinense não troca de pele, são escalpelados mesmo, pois o Poder Público Municipal "arranca o couro, sem dó".

Se ficaram curiosos sobre 2020, no horóscopo chinês, esse é o ano do "rato". Esse roedor te lembra alguma coisa?

Por: Valdir Silva

Valdir Silva no mural do Eduardo Kobra na praça Zacarias Mourão em Coxim. Fotos: Valdir Silva no mural do Eduardo Kobra na praça Zacarias Mourão em Coxim. Fotos: Reprodução/Facebook na publicação de 30/12/2020.