Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de março de 2024
Coxim
24ºC
Prefeitura dengue

Valdir Silva

Coluna

Barreira Sanitária: funciona ou não funciona? - Eis a questão

8 ABR 2020Por Valdir Silva13h:51

Diante de tal questionamento, quis saber do Secretário Municipal de Saúde, Franciel de Oliveira, o seu parecer.

Fui gentilmente – por ele – convidado a acompanhar o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde numa das barreiras sanitárias montadas nos acessos à cidade de Coxim.

Em conversa preliminar com o secretário, eu quis saber se tais “barreiras” tem a função de bloqueio ou se presta ao trabalho de orientação, acompanhamento e monitoramento

Franciel Oliveira definiu como “barreira pedagógica”, pois além da função informativa sobre a Covid-19, ela tem a finalidade de controle e monitoramento a quem tem acesso à cidade pelas vias terrestres.

Há inclusive preenchimento de fichas em que nela devem constar os dados de identificação pessoal, localidade de origem (de onde vem), tempo estimado de permanência na cidade, informar local em que deve permanecer enquanto estiver na cidade, além da aferição de sintomas indiciais do contágio do coronavírus. Esses cuidados se redobram quando o transeunte advém de localidades em que o vírus da Covid-19 já circula.

O grupo que trabalha nas barreiras sanitárias é constituído de agentes de saúde, profissionais da educação, agente de vigilância e servidores de outras secretarias.

Questionei se o fato de não ter ali presente nenhum profissional com formação em saúde não poderia gerar críticas

A este respeito, fui informado que se alguém apresentar algum sintoma relacionado a Covid-19, uma equipe da secretaria é acionada para fazer o acompanhamento do caso suspeito e, quando necessário, encaminhado ao Hospital Regional de Coxim.

“Por enquanto não há bloqueio” - afirmou Franciel, mas havendo necessidade e agravamento da pandemia existe a possibilidade de mudança no protocolo e o bloqueio total passa a ser considerado

A receptividade da população quanto aos procedimentos da barreira sanitária é considerada positiva. No entanto, há os que vê exagero em tais procedimentos. Inclusive, no momento em que eu estava ali presente, um senhor se mostrou exaltado quando da abordagem e saiu bruscamente com o automóvel. As medidas foram tomadas, a Polícia Militar acionada e o cidadão encaminhado à delegacia de Polícia.

Em Coxim ainda não há nenhum caso confirmado da Covid-19 e, na avaliação do secretário de saúde, isso se deve aos esforços do Poder Público Municipal que tem tomado as medidas necessárias para evitar a circulação do vírus na cidade, sendo a barreira sanitária, uma das mais efetivas demonstrações desse esforço.

Além dos servidores públicos municipais, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar dão suporte à barreira sanitária. O momento é de somar esforços com cada qual fazendo a sua parte na guerra travada contra o coronavírus.

E, quanto a questão inicial, se a barreira sanitária funciona ou não, o tempo irá dizer. Infelizmente, tempo é um luxo do qual não dispomos nessa batalha

 

Foto da capa: Valdir Silva