Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de março de 2024
Coxim
24ºC

Valdir Silva

Coluna

Analfabetismo Científico

22 JUL 2021Por Valdir Silva18h:41

Para o professor da USP, João Steiner, falta ao Brasil "alfabetização científica" e isso leva o brasileiro a questionar as descobertas científicas levando-o à especulação e criação de teorias conspiratórias.

Uma pesquisa recente, por exemplo, revelou que 3 em cada 5 brasileiros não acredita que o homem pisou na Lua. Outra parcela acredita que a Terra é plana.

Recentemente, verificou-se que muitos creem que o novo coronavírus tenha sido manipulado em laboratórios por alguma nação com o intuito de dominar o mundo.

A mencionada falta de alfabetização científica do brasileiro está muito ligada à falta de letramento linguístico. Um processo de alfabetização consiste basicamente no reconhecimento dos símbolos linguísticos, das letras do alfabeto. Um processo de letramento exige habilidades mais complexas que o da alfabetização.

Diferentemente da alfabetização, o letramento não exige tão somente a decodificação de símbolos gráficos, mas o baseia-se no princípio do reconhecimento da funcionalidade que estes símbolos adquirem nos contextos os quais eles se projetam.

Explicando de outro modo, equivale dizer que não basta saber ler um enunciado linguístico, é preciso exceder esse limite e entender quais planos de instância significativa ele instaura.

Em âmbito científico, esse analfabetismo se manifesta quando credibiliza mais a crendice do que o saber científico com todo seu rigor de pesquisa. Há pessoas que afirmam categoricamente que lobisomem existe porque, segundo os quais, seu avô chegou a ver um. No entanto, não acreditam que o homem pisou na Lua.

Se a falta de alfabetização e letramento é uma realidade visível entre nós, o que dirá da alfabetização científica? O brasileiro médio sequer consegue ler uma publicação científica, não sabem quem foi Sócrates, Platão, Descartes, Freud, etc. Mas, sabem quem é MC Kevin, MC Ives... não por conta de sua suposta contribuição cultural, mas por conta da tragédia que os cercam.

O mundo inteiro, exceto o Brasil, está debatendo os paradigmas, axiomas e epistemologia da novíssima ciência. Enquanto isso o Brasil recorre ao Google para buscar o significado dessas palavras.