Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
23 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Valdir Silva

Coluna

A novela do lixo em Coxim

24 JAN 2019Por Valdir Silva15h:13

Está alta a temperatura no mundo político em Coxim

Tudo isso se deve a recente aprovação do aumento da cobrança na taxa de coleta de lixo no município. Protestos indignados de cidadãos, somados à divulgação da lista dos vereadores que foram favoráveis a tal cobrança, foi o estopim de mais uma crise na administração que desde a reeleição não teve dias de sossego.

Tudo aponta para a judicialização da questão. Nomes de peso da seara jurídica, como o advogado Alex Viana, veem o aumento da cobrança como abusiva, bem como inconstitucional, pois atrela a cobrança a um serviço essencial - o abastecimento de água à população.

Populares estão se mobilizando via redes sociais para requerer junto a empresa de abastecimento de água, a SANESUL, a desvinculação da cobrança que atualmente é realizada na fatura do consumo mensal de água. 

Nos bastidores da política o clima é ainda mais tenso. Um vereador fez circular um ‘print’ em que seu colega o removeu de um grupo de Whatsapp

Situações semelhantes a estas, antes reservadas a círculos muito restritos, hoje, graças ao advento das redes sociais, se proliferam em velocidade viral e geram debates acirrados, desentendimentos e acusações de ambos as partes.

O que vale ressaltar é que num país com uma das mais altas cargas tributárias do mundo, assolados com impostos federais e estaduais, o município de Coxim também quis morder o seu quinhão no já tão corroído salário mínimo.

O cabo de guerra entre o Poder Público e a população parece estar longe do fim

Ouvi de um ex-morador da cidade de Coxim a seguinte frase: "Para uma cidade que está um lixo, cobrar a taxa de coleta de lixo é a coroação da incompetência, pois estão cobrando por um serviço que não dão conta de fazer. Tudo isso avalizado por vereadores especializados em varrer o lixo para debaixo do tapete", ironiza o ex-morador.

"É a hora de fazer uma limpa nessa sujeirada toda"