Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
Senar

Valdir Silva

Coluna

A IMPARCIALIDADE NO JORNALISMO

23 JUL 2020Por Valdir Silva20h:48

O jornalismo, por princípio, deve ser imparcial. No entanto, essa imparcialidade não significa a esterilização do jornalismo ou mesmo a retirada do debate público de motivações políticas, mas sim o compromisso com a diversidade e o equilíbrio dos pontos de vista dentro da matéria.

O jornalismo tem como material de trabalho a língua, meio pelo qual se notícia algo, um fato. As imagens também compõem o jornalismo, mas a "tradução" dessa imagem, quando necessário, se dá pelo uso das palavras

O grande dilema da imparcialidade do jornalismo está no fato da própria língua ser um 'agente' político. O semioticista francês Roland Barthes asseverava o carácter fascista da língua, segundo ele, ser facista "não era deixar de dizer, mas obrigar a dizer".

Dito de uma outra forma, Barthes afirmava que falar de uma política da língua abriu naturalmente espaço para falar de uma política do sentido (significados) que a língua constrói.

Essa consideração me parece pertinente ao falar do jornalismo quando ele se pretende imparcial. Nunca o foi e nunca o será. A começar pelo fato de que há uma "escolha" de uma pauta – e uma escolha – é um ato político.

O modo como um assunto é tratado na matéria também é uma escolha

Da maneira como um fato é narrado é possível se chegar numa outra conclusão se fizesse um percurso semiológico diferente.

Analisemos uma manchete fictícia:

“JUIZ AUTORIZA LOCKDOWN NO FIM DE SEMANA EM COXIM E GARANTE A NÃO CIRCULAÇÃO DO CORONA VÍRUS”

À primeira vista parece uma simples manchete, mas se analisarmos o percurso do sentido que a frase perfaz chegamos à conclusão de que ela foi intencionalmente articulada para produzir um significado positivo: de que a ‘ação do juiz’ é uma garantia da não infestação da covid-19.

Uma vez construída a ideia de que o fato noticiado é algo positivo, as considerações e opiniões em contrário, logo são negativas, de imediato.

Notícias ou matérias com essa configuração não está tão somente reportando um fato, está também se posicionando a respeito desse fato.

Uma vez assumida uma posição pode-se dizer adeus à imparcialidade