CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Tecnologia

Sistema para bloquear ligações de telemarketing ainda é pouco usado em MS; saiba como cadastrar

Incômodo ganhou força durante a pandemia, mas apenas 49 mil números aderiram ao Bloqtel

19 JUL 2021Por Redação/TR11h:16

Receber ligações de empresas oferecendo produtos e serviços é uma das coisas mais chatas que tem, não é verdade? Porém, o que muita gente não sabe é que é possível acabar com esse 'pesadelo'. Mato Grosso do Sul possui um sistema chamado Bloqtel, que funciona como uma lista dos números para os quais os fornecedores estão proibidos de ligar para fazer merchan.

Apesar de ser um sonho para muitos, pouca gente sabe ou se cadastrou nesse sistema. Conforme o Procon-MS, há atualmente apenas 49.360 números cadastrados em todo o Estado.

"É direito do consumidor porque não pode ser incomodado, conforme lei estadual. Esse sistema [o Bloqtel] conversa com o 'Não me Perturbe' da Anatel. Os consumidores reclamam do excesso de ligações de telemarketing, então é importante fazer boqueio e denunciar se o fornecedor insistir", orientou o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão.

O serviço promete trazer sossego a quem é importunado pelo assédio dos atendentes de telemarketing. A ferramenta é 100% gratuita, disponibilizada no site da superintendência e proporciona o bloqueio da linha telefônica às centrais de vendas. Para tanto, basta preencher o cadastro que as ligações, via de regra, cessarão.

Empresas como operadoras de telefonia, bancos e serviços de TV a cabo são as campeãs de reclamações em Mato Grosso do Sul. 

Para cadastrar seu número na lista, basta acessar o site http://www.bloqtel.ms.gov.br/ e clicar em cadastre-se como consumidor.

Existem também alguns aplicativos que permitem bloquear contatos indesejados, como o Whoscall e o Truecaller.

Quem está ligando?

A maioria das empresas de telemarketing está cadastrada na lista do Bloqtel, que conta com 722 fornecedores. Entretanto, muitas vezes, recebemos ligações de números  que não estão na lista de contatos e ficamos sem saber se é a hora adequada para atender ou não.

Para resolver esse problema, o aplicativo Whoscall também identifica quem está ligando. Para fazer isso, o programa conta com uma base de dados de mais de 1 bilhão de números de telefones cadastrados do mundo todo. Sempre que o celular do usuário recebe uma chamada, o número é checado e, se estiver cadastrado nessa base de dados, um alerta informa a sua origem – “telemarketing”, por exemplo. Em seguida, o usuário pode escolher se rejeita a chamada e se já bloqueia o número desconhecido, o que ajuda a evitar ligações de números insistentes.

Além das identificações automáticas, o programa também permite que o usuário faça bloqueios por categorias específicas. É possível impedir ligações pelo DDD, bloquear números privados e até mesmo evitar chamadas internacionais. Também dá para bloquear números de instituições como bancos e operadoras, o que ajuda a acabar de vez com as interrupções do telemarketing.

Gabriel Maymone - Midiamax

Mamma dentro

Leia Também