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Tecnologia

Projeto de Robótica será implantado em 51 escolas por meio de emenda de Prof. Rinaldo

27 ABR 2018Por Redação/TR16h:15

Na manhã de segunda-feira (23) diretores de 51 escolas estaduais de 16 municípios, pertencentes às Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) 2, 6 e 7, receberam uma palestra sobre a importância e funcionamento do Projeto de Robótica, que será implantado no próximo ano com recursos advindos de emenda parlamentar destinada pelo deputado Prof. Rinaldo (PSDB), no valor de R$ 100 mil.

A iniciativa será realizada por meio de parceria com o Programa de Extensão “NERDS da Fronteira – Núcleo Educacional de Robótica e Desenvolvimento de Software”, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e tem por base o Movimento Faça Você Mesmo, que trabalha com impressoras 3D e montagem de robôs, organizando Clubes de Robótica nas escolas, que trabalharão o raciocínio e pesquisas, por meio da interdisciplinaridade de matérias como matemática, ciências, informática, entre outras.

Para o professor Amaury Antônio de Castro Júnior, do curso de ciência da computação da UFMS, “a iniciativa é muito importante, pois precisamos de criatividade dentro das escolas, a criação de espaços não formais no âmbito escolar fomenta o desenvolvimento dos nossos alunos, por meio do estímulo ao bom uso da tecnologia na educação”, explicou.

Conforme a professora Caroline Pereira Cavalcante de Castro, coordenadora de programas educacionais da CRE-2, “é a primeira vez que temos emenda dessa magnitude para um projeto de robótica nas escolas, que auxiliará na formação e qualificação dos nossos professores”, afirmou.

“No Ensino Médio, Mato Grosso do Sul tem o melhor nível de proficiência em língua portuguesa e matemática na Prova Brasil, temos avançado muito no Indeb, mas ainda precisamos melhorar. Um dos pontos a serem melhorados é a evasão escolar, que muitas vezes ocorre pela desmotivação do aluno. Acreditamos que esse projeto vai melhorar o desempenho da educação do nosso Estado, pois algo que é diferente e dinâmico, que saia de um contexto puramente teórico, motiva o aluno e gera interesse no aprendizado”, concluiu o deputado Professor Rinaldo.

Fonte: Assessoria

M9

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