Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Ciência

Estudantes do IFMS Campus Coxim recebem medalha de 3º lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica

6 DEZ 2021Por Redação/TR17h:00

No mês de novembro (25), os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMS) campus Coxim, Cássio Fontoura, Eduardo Silva e Giovanna Vieira foram destaques regionais nas Etapas Estadual e Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2021).

Eles receberam a medalha de 3º lugar na Etapa Estadual, juntamente com os certificados de participação. Os estudantes são integrantes da Equipe “ThreadBots v3” e tiveram como orientador nos treinamentos e acompanhamento da competição o professor mestre Angelino Caon.

A OBR é uma competição entre equipes formadas por estudantes de escolas públicas de ensino fundamental, médio e técnico. A proposta objetiva-se em desenvolver um robô “seguidor de linha” que seja capaz de percorrer uma pista, transpor obstáculos durante o percurso e encontrar a zona de resgate, na qual há vítimas que devem ser localizadas e removidas para uma área segura.

“O estudo de robótica é fascinante e motivador, pois proporciona ao professor a oportunidade de articular conceitos de diversas áreas de forma interdisciplinar. Também permite ao estudante à possibilidade de colocar em prática, e ao mesmo tempo, visualizar os resultados dos conhecimentos aplicados em projeto de robótica”, destaca Angelino Caon, professor e orientador da equipe de robótica.

É importante ressaltar que devido à situação de pandemia do novo coronavírus, a competição foi adaptada para ser realizada de forma virtual, via plataforma de simulação sBotics instalada em computador. As equipes que tiveram melhores resultados nas etapas regionais/estaduais foram classificadas para participar da etapa nacional.

Neste ano, a Equipe ThreadBots v3 representou o Campus Coxim (IFMS) na competição, e no dia 07 de agosto conquistou a medalha de 3º lugar na Etapa Estadual, com esse resultado foi classificada para Etapa Nacional, na qual a equipe fez sua participação no dia 13 de outubro.

Diante do bom desempenho obtido, os estudantes receberam da OBR-2021, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o prêmio de indicação para participação em Bolsas ICJ (Iniciação Científica Junior) do CNPq, com vigência em 2022.

Quem quiser conhecer o campus e saber mais sobre os cursos oferecidos, pode entrar em contato pelo fone 3291 9600.

 Fonte: Assessoria IFMS Campus Coxim

 
  • Foto: Janayna Garcia
Mamma dentro

Leia Também