Assembleia Legislativa
28 de março de 2024
Cenario

Ciência

Cannabis pode tratar e prevenir a Covid, diz estudo

Dois compostos da planta se mostraram eficiente contra a doença

13 JAN 2022Por Redação/TR09h:00

Cientistas de duas universidades dos Estados Unidos descobriram que compostos encontrados no cânhamo, uma planta da espécie Cannabis semelhante à maconha, podem ajudar no tratamento e prevenção da Covid. Os resultados da pesquisa foram publicados na segunda-feira (10), na revista científica Journal of Natural Products.

De acordo com os pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon e da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, os dois compostos não são psicoativos como o tetrahidrocanabinol (THC) e têm um bom perfil de segurança para serem usados em humanos.

Os testes com os dois ácidos canabinoides – o canabigerólico (CBGA) e o canabidiólico (CBDA) – mostraram que as substâncias se ligaram à proteína spike do coronavírus e bloquearam a entrada do vírus nas células humanas, impedindo a infecção.

“Estes ácidos canabinóides são abundantes no cânhamo e em muitos extratos da planta”, afirmou Richard van Breemen, principal autor do estudo.

“Oralmente biodisponíveis e com um longo histórico de uso humano seguro, esses canabinoides, isolados ou em extratos de cânhamo, têm o potencial de prevenir e tratar a infecção por Sars-CoV-2”, escreveram os cientistas no artigo com os achados da pesquisa.

Eles acreditam que a descoberta pode ser usada para o desenvolvimento de medicamentos destinados ao tratamento e prevenção da Covid.

redação - JD1 News