Tribunal de Contas MS
TCE-MS promove evento sobre ética para servidores e colaboradores
O evento teve como público alvo os servidores da Corte de Contas e foi realizado em alusão ao Dia Nacional da Ética, celebrado em 2 de maio
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul promoveu nesta segunda-feira, 20 de maio, uma manhã de reflexão e debates sobre “Condutas dos servidores em ano eleitoral” e “Prevenção e enfrentamento ao assédio nas relações interpessoais no serviço público”. O evento teve como público alvo os servidores da Corte de Contas e foi realizado em alusão ao Dia Nacional da Ética, celebrado em 2 de maio.
O diretor da Secretaria de Controle Externo, Eduardo Dionizio, deu as boas-vindas em nome do presidente, conselheiro Jerson Domingos, e do corregedor-geral, conselheiro Osmar Jeronymo. “O TCE, além do cumprimento da missão institucional, traz para o debate interno temas que são fundamentais para os jurisdicionados e servidores. Debater o tema da ética nesse momento é fundamental porque, além de estar nas relações interpessoais e na relação de trabalho, é muito importante na medida em que exige de cada servidor uma conduta que visa alcançar os resultados no trabalho, uma satisfação pessoal com respeito mútuo no ambiente de trabalho”.
O juiz de direito, Olivar Coneglian, trouxe para o debate as questões que envolvem as condutas dos servidores em um ano eleitoral. “A grande questão é saber equilibrar até onde pode, quais as necessidades e o que é possível fazer para que o setor público não pare os trabalhos normais. Queremos mostrar quais órgãos podem fazer a fiscalização, quais as sanções eleitorais que podem ter quanto a essas condutas”, explicou o juiz.
Na sequência a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Cândice Gabriela Arosio, fez uma explanação sobre a prevenção e o enfrentamento ao assédio no serviço público, ressaltando as práticas que são consideradas assédio moral e sexual. Para ela é preciso tomar consciência do que significa o assédio para depois pensar em prevenção.
“Esse assunto é importantíssimo em qualquer ambiente que congrega equipes de trabalho. Queremos propor uma reflexão sobre os conceitos, o que diz a legislação e, principalmente, do papel de cada um dentro do ambiente de trabalho. Queremos mostrar as condutas que são definidas como assédio e pensar em meios de prevenirmos essa problemática no nosso ambiente de trabalho”, ressaltou a procuradora-chefe do MPT-MS.
Também participaram da manhã de reflexão os psicólogos da Corte de Contas, Augusto Antônio Paulista Neto e Débora Nogueira Santiago que lembraram da Resolução TCE-MS nº 213, que instituiu a “Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual e a todas as formas de Violência e Discriminação”, no âmbito da Corte de Contas. O Ato Normativo tem como objetivo promover um ambiente de trabalho seguro, digno, saudável, sustentável e livre de comportamentos inadequados, garantindo o respeito mútuo entre todas as pessoas.
A Resolução institui a criação de um Comitê Técnico de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e da Discriminação e institui também um Núcleo de Acolhimento, exercido pela Gerência de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do TCE-MS.
“Esse é um assunto muito importante para a instituição. A resolução veio para ajudar a instituição e o servidor. O objetivo principal é garantir um ambiente seguro e tranquilo para todos de forma que saibam identificar os variados tipos de assédio e possam combater esse tipo de prática”, finalizou a psicóloga Débora Santiago.
Tania Sother/TCE MS





Tribunal de Contas de MS
Tribunal de Contas de MS
Tribunal de Contas de MS
Tribunal de Contas de MS
Tribunal de Contas de MS
Tribunal de Contas de MS