Tribunal de Contas de MS
TCE-MS orienta jurisdicionados sobre impactos da Reforma Tributária
A Comissão de acompanhamento elaborou e está disponibilizando uma cartilha com informações sobre a transição
Aprovada pela Emenda Constitucional nº 132/2023, a Reforma Tributária promoveu profundas mudanças no sistema de tributação do consumo no país. Foram extintos o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), além da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Em substituição, foram criados a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), ambos de competência federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de gestão compartilhada entre Estados, Distrito Federal e Municípios.
Ciente dos impactos diretos que essas alterações trarão à arrecadação estadual e municipal, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) instituiu a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Conselho Federativo do Imposto sobre Bens e Serviços (CIBS). O grupo tem como objetivo acompanhar, estudar e subsidiar a atuação institucional da Corte no processo de regulamentação do IBS, tributo que substituirá parte dos atuais impostos.
Como orientação aos jurisdicionados, a Comissão elaborou e está disponibilizando uma cartilha - “Repartição das Receitas Públicas a partir da Reforma Tributária” - que reúne informações essenciais sobre o regime de transição, critérios de repartição do IBS e demais aspectos da nova estrutura fiscal. O material busca mitigar riscos e apoiar gestores públicos na adequação às novas regras.
Acesse a cartilha aqui no link https://portal-services.tce.ms.gov.br/portal-services/files/arquivo/nome/32450/0298a865b9b4fbece95f831b95bdb0cf.pdf
A iniciativa do Tribunal vai ao encontro da Nota Recomendatória da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que orienta as Cortes de Contas a compartilhar informações e boas práticas sobre a Reforma Tributária. O documento reforça a importância da capacitação de conselheiros, procuradores, auditores e servidores, bem como de gestores públicos, para o entendimento e correta aplicação das novas normas.
Em alinhamento a essa diretriz, a Atricon promoveu uma série de webinários temáticos voltados à discussão dos principais pontos da reforma e às novas atribuições do controle externo. Durante os encontros, especialistas explicaram os objetivos da mudança, que busca simplificar o sistema tributário e torná-lo mais uniforme, ainda que com desafios relacionados à autonomia federativa.
Os webinários estão disponíveis no canal da Atricon no YouTube:
Tribunais de Contas e Reforma Tributária: orientações aos gestores em tempo de mudança - https://www.youtube.com/watch?v=aFEbLaNBcIc
Reforma Tributária e os Tribunais de Contas: aspectos do IBS de acordo com a EC 132/23 e LC 214/25
https://www.youtube.com/watch?v=62LyLMrultQ&t=712s
Webinário "Tributação sobre o Consumo - Desafios e Perspectivas com a EC 132/2023"
https://www.youtube.com/watch?v=JO04mvVt6cQ&t=759s
Tania Sother/Secretaria de Comunicação



Tribunal de Contas de MS
Tribunal de Contas de MS
Tribunal de Contas de MS
Tribunal de Contas de MS
Tribunal de Contas de MS
Tribunal de Contas de MS