Tribunal de Contas de MS
TCE-MS orienta gestores sobre planejamento e execução de ações de combate à violência contra mulheres e meninas
A OTJ reforça a necessidade de que as ações estratégicas estejam previstas nos instrumentos de planejamento PPA, LDO e LOA
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) divulgou uma Orientação Técnica aos Jurisdicionados (OTJ), que traz diretrizes sobre planejamento e execução de ações, de forma eficiente e transparente, das políticas de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.
A OTJ reforça a necessidade de que as ações estratégicas estejam previstas nos instrumentos de planejamento – PPA, LDO e LOA – e que haja harmonia entre essas peças orçamentárias, assegurando que os recursos cheguem à ponta e produzam resultados efetivos.
Entre as orientações estão a inclusão de programas específicos voltados ao tema nas peças orçamentárias; utilização do marcador de tema transversal no sistema e-Sfinge para identificar e monitorar esses recursos e adoção de mecanismos de avaliação e transparência, com divulgação acessível à sociedade.
A publicação atende a dispositivos legais, como a Lei Federal nº 14.899/2024, e a recomendações nacionais e internacionais, incluindo a Meta 5.2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que prevê a eliminação de todas as formas de violência contra mulheres e meninas.
Segundo o TCE-MS, a iniciativa reforça o papel preventivo e pedagógico do Tribunal, orientando os gestores para que os investimentos públicos sejam mais eficazes e contribuam para a proteção e o fortalecimento da rede de atendimento às mulheres.
A íntegra do documento está disponível no Diário Oficial Eletrônico do TCE-MS desta quinta-feira, 11 de setembro. Para acessar clique no link https://portal-services.tce.ms.gov.br/portal-services/diario-oficiais/download?id=23466
Tania Sother/Secretaria de Comunicação



Tribunal de Contas de MS 
Tribunal de Contas de MS 
Tribunal de Contas de MS 
Tribunal de Contas de MS 
Tribunal de Contas de MS 
Nota de falecimento