Rio Verde de Mato Grosso/MS
Vereador Yhgor Chagas propõe criação do "Microfone Popular" durante sessão da Câmara de Rio Verde
Proposta visa aproximar a população do Poder Legislativo, permitindo que cidadãos usem a tribuna para apresentar ideias, sugestões e reivindicações durante as sessões da Câmara.
Na sessão ordinária desta segunda-feira, 20 de outubro, o vereador Yhgor Chagas utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Verde de Mato Grosso para apresentar a proposta de criação do “Microfone Popular” — um espaço democrático que permitirá à população ter voz e participar ativamente das discussões do Legislativo municipal.
O projeto tem como objetivo aproximar o cidadão do Poder Legislativo, garantindo que moradores, entidades e representantes da sociedade civil possam se manifestar durante as sessões ordinárias, contribuindo com ideias, sugestões e reivindicações que fortaleçam o diálogo entre o poder público e a comunidade.
Durante seu pronunciamento, o vereador destacou que a iniciativa surgiu a partir de uma sugestão do amigo Gilmar Moraes que é também defensor de uma Câmara mais próxima do povo.
A proposta será formalizada por meio de um projeto de lei que definirá as regras de funcionamento da Tribuna Popular, assegurando organização e respeito às normas do Legislativo.
O vereador adiantou que a ideia é destinar cerca de 10 minutos de cada sessão ordinária para uso do microfone sem fio, dividido entre os cidadãos previamente inscritos. As falas deverão tratar de temas de interesse coletivo e respeitar os princípios da ética, moral e urbanidade, ficando sujeitos à responsabilidade legal em caso de eventuais excessos.
Jornalista Pedrinho Bambam DRT 0002476/MS