Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Rio Verde de Mato Grosso MS

Hospital de Sonora já realizou quatro cirurgias por videolaparoscopia

23 MAR 2022Por Redação/EC08h:41

Há um mês, Sonora realizava sua primeira cirurgia por videolaparoscopia. Após a primeira, mais três pacientes já foram submetidos ao procedimento, e sabe o que é mais legal de tudo? Pacientes de cidades vizinhas, como Alcinópolis e Pedro Gomes, também foram beneficiados com essa importante iniciativa de autoria do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Saúde, Prefeitura Municipal de Sonora e Hospital de Sonora.

O Hospital Rachid Saldanha Derzi, oferece toda a estrutura para a execução do procedimento cirúrgico através de videolaparoscopia, técnica que realiza procedimentos com o auxílio de uma câmera ligada a uma ótica que é introduzida através da parede abdominal, onde os órgãos são manipulados por pinças utilizadas pelo cirurgião.

A primeira cirurgia foi realizada em 17 de fevereiro, em um paciente de 51 anos que já estava aguardando pela cirurgia de colecistectomia, operação para a retirada de vesícula.

A videolaparoscopia é uma técnica que permite a realização de cirurgias minimamente invasivas e dura de 30 minutos a 1 hora e meia, com tempo de recuperação mais rápido e menos possibilidade de complicações para o paciente. 

A equipe cirúrgica é formada pelos médicos Ricardo Oliveira, Samuel Marques Borges e Izidro Julio Cardoso, pelo anestesista Valter Moreira Xavier Jr, com auxílio das enfermeiras Alessandra, Ivone, Josefa, e técnicas em enfermagem, Maria Conrado, Katiusca, Eva e Dorcilene e Rosana, a instrumentadora.

Evelyn Cris, diretora da unidade, explica que o início dos procedimentos na unidade representa um marco para os serviços de saúde que o Hospital presta para a população de Sonora e região. 

“Com esse tipo de procedimento são inúmeros os benefícios. Temos mais segurança e rápida recuperação para o paciente, como também um benefício para o nosso fluxo de atendimento, uma vez que o procedimento cirúrgico é realizado de maneira mais rápida, permitindo uma maior quantidade de atendimentos, dessa forma temos uma fila de espera com maior rotatividade, atendendo mais pessoas que precisam de uma cirurgia”, explicou a diretora.

A gerente de Saúde do município, Indianara Dantas, destaca que esse é mais um avanço na modernização da rede de saúde pública do município, onde além de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, ajuda na descentralização dos atendimentos no Estado. “O objetivo do Opera MS é justamente esse, de desafogar o SUS e atender esses pacientes que há tempos aguardavam na fila de espera. Com certeza uma realização imensa, não só para essas pessoas quanto para nós, profissionais da saúde”, disse.

“Esse trabalho do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, do secretário Eduardo Riedel, só mostra o quanto esse governo se preocupa com as pessoas, com a melhoria dos serviços de saúde de todos os hospitais do nosso Estado. Só temos a agradecer essa brilhante iniciativa que mais uma vez oportuniza avanços na Saúde de Sonora”, disse o prefeito do município, Enelto Ramos da Silva.

AssCom

 
Mamma dentro

Leia Também