Projeto Padrinho em Coxim
Coxim dá passo importante com lançamento do Projeto Padrinho
Na sexta-feira, 29 de agosto, Coxim recebeu o lançamento oficial do Projeto Padrinho, iniciativa implantada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude e da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Coxim. O evento, realizado na Igreja ADNA, contou com a presença de autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, representantes de entidades, instituições e da sociedade civil.
A cerimônia começou com apresentações culturais marcantes. A performance teatral "Espelho da Vida: As Ameaças que o Futuro Encerra" foi apresentada pelas atrizes Amanda Bichoff, acadêmica de enfermagem, e Fátima Terezinha, do Centro de Convivência Real Idade. O espetáculo foi encenado pelo grupo de teatro Melhor Idade em Cena, projeto extensionista da UFMS Campus Coxim, coordenado pelo professor Ivanildo José, que reúne 30 idosos atores e atrizes.
Em seguida, alunos do Centro de Educação Infantil Maria Santana encantaram o público com uma dança ao som do Balão Mágico, sob a direção da professora Sulei Caetano e coordenação de Rosilei Ferreira.
A juíza Dra. Tatiana Dias de Oliveira Said, responsável pela Vara da Infância e Juventude de Coxim, fez a abertura oficial, destacando a importância do projeto para a cidade. A juíza da Infância, Adolescência e do Idoso da Comarca de Campo Grande, Katy Braun, também ressaltou as contribuições do Projeto Padrinho para a proteção e o desenvolvimento das crianças.
Renata Queiroz Giancursi, coordenadora de apoio aos projetos da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMS, apresentou os detalhes do projeto, que busca envolver cidadãos, empresas e instituições no apadrinhamento afetivo, material, cultural e de prestação de serviços a crianças e adolescentes acolhidos pelo Estado.
O evento contou com a presença do defensor público Dr. Rafael Duque de Freitas, do delegado regional da Polícia Civil Dr. Gabriel Cardoso, representado pelo delegado Dr. Fábio da Silva Magalhães, da presidente do Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura, professora Dra. Silvana Zanchetti, do prefeito de Coxim Edilson Magro, do presidente da Câmara Municipal Luiz Eduardo dos Santos, do tesoureiro da OAB seccional Coxim Dr. Jucelino Oliveira da Rocha, representando o presidente Dr. Darci Cristiano de Oliveira, da representante da família acolhedora Adriana Lima de Andrade, e do comandante do 47º Batalhão de Infantaria, Coronel Glaucijander Melo de Freitas, entre outros.
O Projeto Padrinho, idealizado em 2000, tem como objetivo fortalecer vínculos afetivos e oferecer suporte material, educacional, cultural e profissional a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, promovendo a convivência familiar e comunitária de forma segura e digna.
A implantação em Coxim representa um avanço significativo na proteção dos direitos da infância e juventude na região. Ele nasceu em 25 de junho de 2000, na Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande, idealizado pela então juíza Maria Isabel de Matos Rocha, hoje desembargadora aposentada. Em 2003, pela Resolução nº 429 do Conselho Superior da Magistratura, o projeto foi ampliado a todo o estado de Mato Grosso do Sul. Em 2017, a Lei n. 13.509 incorporou o apadrinhamento ao Estatuto da Criança e do Adolescente, conferindo-lhe alcance nacional.