Tavel natal
Camara
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
04 de dezembro de 2025
Coxim
24ºC

Coxim MS

Assembleia Legislativa de MS aprova doação de terreno para Parque Industrial de Coxim

4 DEZ 2025Por Redação/WK13h:02

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) aprovou nesta quinta-feira, 04 de dezembro,  o Projeto de Lei 292/2025, do Poder Executivo, que autoriza a doação do terreno às margens da BR-163 para a Prefeitura de Coxim, visando a implantação do Parque Industrial. O prefeito Edilson Magro, que acompanhou a sessão com vereadores e o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Saimon Cândido, anunciou a aprovação em vídeo gravado no local, expressando gratidão ao governo estadual, ao deputado Júnior Mochi e à Câmara de Vereadores. Agora, o projeto segue para sanção do governador Eduardo Riedel.

A iniciativa partiu do prefeito Edilson Magro em julho de 2024, quando levou o governador Riedel às margens da BR-163, ao lado do terreno estadual, para solicitar a doação durante visita que incluiu entregas de obras e participação na missa do Divino Espírito Santo, uma das festas religiosas mais tradicionais de MS, integrada ao calendário estadual. Em 10 de novembro deste ano, Riedel retornou a Coxim para inaugurar reformas em escolas estaduais (R$ 28,6 milhões investidos), pavimentações, pontes e a sede da prefeitura, anunciando o envio do projeto à Alems para impulsionar o desenvolvimento econômico e gerar empregos na região.

Empresas já têm demonstrado interesse em se instalar em Coxim, aguardando apenas a disponibilização do local para iniciar suas atividades no parque industrial. Um exemplo é a PONTERO Nutrição Animal. Na semana passada, o prefeito Edilson Magro esteve na sede da empresa, em Jardim, acompanhado pelo secretário Saimon Cândido e pelo chefe de gabinete Augusto Marques, para buscar novas parcerias para Coxim. Durante a visita, foram recebidos pelos proprietários Donato e Rafael, além do gerente Lucas, quando puderam conhecer as instalações da empresa.

Essa iniciativa representa uma oportunidade inédita para o município, que poderá contar com uma nova produção de nutrição animal, fortalecendo a economia local e promovendo geração de empregos para a população. Com o Parque Industrial, diversas outras empresas poderão se instalar, ampliando as oportunidades de trabalho e renda para a região.

A doação representa uma conquista estratégica para Coxim, fortalecendo a parceria entre Estado e o Município no programa MS Ativo Municipalismo, com foco em infraestrutura e crescimento sustentável. O Parque Industrial deve atrair investimentos, melhorar a logística regional e beneficiar produtores rurais, ecoturismo e pecuária, alinhando-se ao plano Coxim 2035 de expansão viária. A aprovação reforça o compromisso com o progresso do norte de Mato Grosso do Sul.

Augusto Marques/AssCom PMC

 
  • Imagem: Google Earth  Projeção do local onde será instalado o Parque Industrial. Foto: Divulgação AssCom PMC
  • refeito Edilson Magro mostrando o terreno ao Governador Eduardo Riedel e sua comitiva em julho de 2024. Foto: Augusto Marques/AssCom PMC
  • Visita à empresa Pontero. Foto: Divulgação AssCom PMC
M9

Leia Também