Prefeitura
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
15 de agosto de 2025
Coxim
24ºC

Coxim MS

Turistas em Coxim reclamam do lixo acumulado na entrada do Cristo Redentor do Pantanal

Há mais de 3 meses a prefeitura de Coxim não coloca as caçambas coletoras, que tinham anteriormente em vários lugares no município

3 MAR 2019Por Valdeir Simão20h:07

Os dois lados da entrada de acesso ao Cristo Redentor do Pantanal se encontram com grande quantidade de lixo e entulhos, evidenciando o descaso e abandono por parte da prefeitura de Coxim, em um local que é área de preservação permanente (APP), o que pode caracterizar crime ambiental.

Fica evidente também a falta de consciência por parte de algumas pessoas, que mesmo com a ausência da caçamba receptora, que funcionava como um ecoponto, despejam no chão o lixo e entulhos nas proximidades da entrada de um dos principais pontos turísticos de Coxim.

A situação entristece turistas e moradores, confirmadas nas palavras de uma senhora, para a reportagem do site Diário X: “Hoje moro em Sumaré/SP e estou visitando os parentes em Coxim. Aproveitei a viagem para conhecer alguns pontos turísticos, mas fico indignada e revoltada com o desleixo da cidade. A grande quantidade de lixo e o mau cheiro insuportável, passam uma imagem negativa para mim e para os turistas que visitam Coxim. Um município tão bonito mas me parece estar abandonado pelo prefeito", ressaltou a turista, que pediu para não ter o nome divulgado e estava acompanhada por mais duas pessoas. 

Nas redes sociais, a população manifesta indignação e revolta com a gestão do prefeito Aluizio São José (PSB), que não tem dedicado nenhuma atenção ao turismo e muito menos aos pontos turísticos mais visitados de Coxim, entre os quais o Cristo Redentor do Pantanal, que há vários meses, a prefeitura deixou de colocar a caçamba para a coleta de lixo e entulhos, que funcionava como um ecoponto, no entanto, sem a destinação seletiva do lixo das mais variadas origens.

Áreas de Preservação Permanente

As áreas de preservação permanente foram instituídas pelo Código Florestal - Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012 - e consistem em espaços territoriais legalmente protegidos, ambientalmente frágeis e vulneráveis, podendo ser públicas ou privadas, urbanas ou rurais, cobertas ou não por vegetação nativa.

Também chamada de APP, a área de preservação permanente, é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Saiba Mais

Pontos turísticos e áreas de preservação permanente de Coxim se transformam em lixões a céu aberto

Turistas denunciam descaso e abandono no Cristo Redentor do Pantanal em Coxim

 
  • Fotos: Valdeir Simão - Diário X
M9

Leia Também