CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
17 de julho de 2024
Coxim
24ºC

Coxim MS

Solenidade de graduação de faixa e apresentação de taiyando é realizada em Coxim 

4 JUL 2024Por Valdeir Simão/Diário X07h:37

Na noite de sexta-feira, 28 de junho, a quadra coberta de múltiplas atividades do Espaço do Saber em Coxim, foi palco de uma magnífica e emocionante cerimônia de apresentação e graduação de faixas do Taiyando, totalizando 48 alunos, de homens e mulheres, integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da secretaria municipal de Assistência Social e de alunos do local onde funcionava o antigo Centro Comunitário de Coxim, atual Centro de Educação Infantil Caminho das Letras. 

A Mesa de Honra foi composta pelo advogado Edilson Magro, prefeito de Coxim; Valdeir Simão, jornalista, radialista e servidor público estadual do Detran/MS; Rudinei Vendruscolo, secretário municipal de Cidadania e Assistência Social; diretora adjunta da escola estadual Padre Nunes, professora Justina Souza Souto Paiva e a assistente social e técnica de referência no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Lázara Maria Malaquias de Souza.

O professor Rosival Pedro da Silva - faixa vermelha, iniciou a solenidade fazendo a composição da Mesa de Honra, e com gratidão e reconhecimento, agradeceu de forma especial o jornalista e radialista Valdeir Simão, quando então diretor do Centro Comunitário, abriu as portas da associação não governamental para que ele iniciasse a prática do taiyando em Coxim, onde permanece até hoje no local.  

Rosival agradeceu ainda as Irmãs Jurema e Rosa que vieram de outras cidades para  trabalhar na Igreja Perpétuo Socorro, quando elas o convidou para iniciar as atividades do taiyando com os jovens da comunidade local, quando teve a oportunidade de conhecer a professora Justina Souza Souto Paiva, que à época era instrutora do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que ao tomar conhecimento das ações do taiyando, seus alunos também começaram a participar, solicitando em seguida que a Prefeitura de Coxim o contratasse para atender a todos os alunos do PETI, o que foi plenamente atendida.     

Os certificados de graduação de faixa foram devidamente assinados pelo presidente da FETESP - Federação de Taiyando do Estado de São Paulo e fundador do Taiyando no Brasil, João Alberto Scherk e pelo professor responsável de Coxim - faixa vermelha, Rosival Pedro da Silva.  

A solenidade contou ainda com a presença do jornalista Augusto Marques, assessor de relações institucionais da prefeitura de Coxim,  do professor de taiyando Enedir,  professores, monitores das oficinas,  familiares dos participantes  e convidados. 

Iraci Lemes, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos,  emocionada, declarou: "Quero agradecer a presença de todos e fazer uma merecida homenagem ao mestre Rosival, professor para os alunos. Não é fácil falar de um mestre, mas é com grande alegria que reconheço a sua contribuição inestimável para a equipe e para a organização como um todo. Seu profissionalismo e comprometimento elevam constantemente o padrão, proporcionando um ambiente de trabalho que inspira a excelência. Sua ética de trabalho exemplar não só beneficia seus projetos, mas também cria um impacto positivo duradouro em todos ao seu redor. Parabéns  Rosival e muito obrigado pela dedicação às nossas crianças e adolescentes". 

O professor Rosival agradeceu as palavras da Iraci e também a toda equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Cras, pelo sucesso do trabalho que está sendo desenvolvido, coroado de pleno êxito. Falou sobre a origem e benefícios do taiyando, agradecendo ainda o importante apoio do prefeito Edilson Magro e da sua família.  

Rudinei Vendruscolo, secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, externou sua satisfação em participar do evento, falando ainda da concentração de esforços para reativar o Espaço do Saber que estava há dois anos fechado e da importância do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com o trabalho fundamental dos servidores do Cras que visita às famílias e recebe os encaminhamentos do Poder Judiciário e do Conselho Tutelar. 

Rudinei Vendruscolo agradeceu o apoio do prefeito Edilson Magro, enaltecendo ainda os trabalhos desenvolvidos pelas oficinas, que em pouco tempo tem obtido excelentes resultados em benefício das crianças e adolescentes. 

O prefeito Edilson Magro parabenizou o professor Rosival, os envolvidos no desenvolvimento das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, assim como também os alunos, especialmente os que receberam a graduação de faixa e também os pais, responsáveis e familiares das crianças e adolescentes, que são prioridades em todas as ações de seu Governo, a começar pelas políticas sociais básicas de assistência social para aqueles que necessitam. 

Confira a galeria de imagens do evento, clicando nos links abaixo:

 

Galeria 1: Participando da composição da Mesa de Honra na solenidade de apresentação e graduação de faixas do Taiyando,...

Posted by Valdeir Simao on Wednesday, July 3, 2024
 

Galeria 2: Solenidade de apresentação e graduação dos alunos de Taiyando, realizada na noite de 28 de junho de 2024, no Espaço do Saber da Prefeitura de Coxim, com direção do professor Rosival - Faixa Vermelha.

Posted by Valdeir Simao on Wednesday, July 3, 2024
 

Galeria 3: Solenidade de apresentação e graduação dos alunos de Taiyando, realizada na noite de 28 de junho de 2024, no Espaço do Saber da Prefeitura de Coxim, com direção do professor Rosival - Faixa Vermelha.

Posted by Valdeir Simao on Wednesday, July 3, 2024
 

Galeria 4: Solenidade de apresentação e graduação dos alunos de Taiyando, realizada na noite de 28 de junho de 2024, no Espaço do Saber da Prefeitura de Coxim, com direção do professor Rosival - Faixa Vermelha.

Posted by Valdeir Simao on Wednesday, July 3, 2024

 

M9

Leia Também